Mercado

Índice mundial de preços dos lácteos: como tem se comportado?

O Foodnews destaca o comportamento do índice mundial de preços dos lácteos.

O fato é que temos percebido um movimento de alta em alguns produtos lácteos no Brasil nos últimos meses, como temos destacado em nosso canal de notícias.

Aliás, algumas dessas altas, como no caso da manteiga, é uma questão mundial, inclusive com alguns problemas de fornecimento de croissant na França. Clique aqui e saiba mais!

E cabe destacar que o preço médio da manteiga na Europa, por exemplo,  mais que dobrou ao longo dos últimos 2 anos. Inclusive em setembro de 2017 a alta no preço da manteiga na Europa atingiu seu patamar mais elevado da história, quando superou US$8,0 mil dólares por tonelada.

No Brasil, mais especificamente no mercado varejista paulista, desde janeiro de 2016 o preço da manteiga acumula alta de 46,1%. Isso representa um aumento médio de quase 2,0% ao mês nesses 21 meses de análise.

Mas, vamos tentar resumir o comportamento dos preços dos lácteos ao redor do mundo, através dos dados do índice mundial de preços dos lácteos da FAO.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Claro, o índice mundial de preços dos lácteos considera uma série de países avaliados pela FAO e igualmente diversos produtos derivados do leite. Mas é importante para uma ideia global da variação mundial dos preços do leite e dos derivados do leite em termos globais.

A Figura a seguir ilustra a evolução do índice mundial de preços dos lácteos.

 

preços dos lácteos
Fonte: Dados da FAO (adaptado por Foodnews)

 

O índice mundial de preços dos lácteos oscilou consideravelmente desde 2010, variando entre uma alta acumulada acima de 30% (em 2014) e uma baixa próxima de 40% (em 2016).

O fato é que desde 2016 os preços dos produtos lácteos tem-se recuperado, o que vem de encontro com a alta mencionada dos preços da manteiga, na Europa, destacado aqui.

No entanto, em termos globais e considerando o acumulado desde 2010, a alta no índice de preços mundiais dos lácteos é discreta (próxima de 3%).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo