Mercado

Preços históricos do milho no Brasil

O Farmnews apresenta os preços históricos do milho no Brasil, em termos médios anuais, nos últimos anos.

A Tabela a seguir destaca os preços históricos do milho no país, em valores nominais, desde 2007, segundo dados do Cepea/Esalq. Vale lembrar que os preços em 2017 referem-se a média parcial apurada até setembro (12).

preços históricos do milho

O valor médio nominal dos preços históricos do milho ao longo dessa série histórica é de R$27,8 por saca.

A média parcial de 2017 está, até o momento, 8,6% superior a média histórica avaliada desde 2007.

No acumulado desde 2007 o milho acumula valorização de 28,9%. Essa valorização acumulada chegou a atingir, no momento, 87,8% no ano passado (2016).

O ano de 2016 foi um ano bastante atípico para os preços do milho no Brasil, quando a saca chegou a ser negociada acima de R$50,0 por saca, segundo indicador Cepea/Esalq.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

No ano de 2017, quando comparada a soja, boi gordo e bezerro, o milho é a commodity com maior queda acumulada. O grão acumula queda próxima de 26% no ano (até a primeira semana de setembro de 2017).

A soja, por sua vez, é a segunda da lista de maiores quedas, com 8,9% no ano. Já os preços do bezerro e do boi gordo apresentaram uma maior recuperação no ano comparado ao milho e a soja.

A Figura abaixo ilustra melhor os dados apresentados na Tabela acima e destacam o desvio observado no ano de 2016, quando o preço médio do milho foi bastante superior a média dos demais anos desta série histórica.

 

preços históricos do milho
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O Brasil e a Argentina dobraram sua participação nas exportações de milho no mundo na última década.

E esse crescimento das exportações de milho de ambos os países da América Latina já começa a incomodar o maior produtor mundial do grão (clique aqui e saiba mais).

O Farmnews apresenta os números que mostram a evolução da produção de milho no mundo e dos principais países produtores nos últimos anos, segundo dados do USDA (clique aqui e saiba mais).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo