Mercado

Principais países importadores do agronegócio do Brasil em maio de 2020

O Farmnews apresenta dados que revelam os principais países importadores do agronegócio do Brasil em maio de 2020.

O ano de 2020 tem sido marcado por faturamento recorde do agronegócio brasileiro, mesmo em meio a pandemia da COVID-19 e, influenciado por um câmbio favorável à exportação.

E por falar em um ano favorável e nos principais países importadores de produtos do campo, o Farmnews apresenta os dados de exportação do agronegócio do Brasil em 2020, por produto, até maio. Afinal de contas, quanto cada produto participou do total exportado pelo agronegócio brasileiro na parcial de 2020 até maio? Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a participação, por país, no faturamento do mercado de exportação do agronegócio do Brasil em maio de 2020, segundo dados do MDIC.

receia
Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

E dentre os principais países importadores, a China é o grande destaque do agronegócio para o Brasil, principalmente em 2020.

A China participou com quase 40% de toda a receita do agronegócio brasileiro em maio de 2020, quando o assunto é exportação. O interessante é observar que a receita gerada pelas compras chinesas são mais que o dobro do segundo maior importador do agronegócio do Brasil, a União Europeia.

Vale lembrar que a importação de carne bovina e de soja pelos chineses seguem batendo recorde em 2020. Clique nas respectivas commodities e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E os Estados Unidos, terceiro maior importador de produtos do agronegócio brasileiro encerrou maio com 5,9% de participação no total da receita, seguido pela Turquia (2,1%) e o Japão (1,9%).

No contexto de um ano de 2020 histórico para o agronegócio em termos de venda, a agropecuária cresceu nos 3 primeiros meses de 2020 e foi o único setor do Brasil a apresentar alta no PIB no período. Clique aqui e acesse os dados!

O Farmnews apresenta os dados da exportação de produtos do complexo soja do Brasil entre os meses de janeiro a maio, de 2011 a 2020. Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo