Mercado

Relação de preço da ureia e do boi gordo foi recorde em outubro

O Farmnews apresenta dados da relação de preço da ureia e do boi gordo entre janeiro de 2018 e outubro de 2021.

O fato é que a quantidade de arrobas necessárias para compras uma tonelada de ureia foi recorde em outubro de 2021 (Figura), com o valor alcançando mais de 9,0 arrobas por tonelada do fertilizante importado (preço de importação). Pois é, em outubro de 2021 foram necessárias 9,07 arrobas de boi gordo (Cepea) para a importação de uma tonelada de ureia. Esse indicador foi, de longe, o maior do período avaliado desde 2018 (Figura abaixo).

A Figura a seguir ilustra a relação de preço da tonelada da uréia por arroba de boi gordo entre janeiro de 2018 e outubro de 2021, segundo dados adaptados do MDIC e Cepea.

preço da ureia
Fonte: Dados do Cepea e MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

O poder de compra do pecuarista na compra da ureia é reflexo do forte aumento de preço do produto importado pelo Brasil, muito acima da alta acumulada do boi gordo. Esse movimento de alta no custo dos insumos, exemplificado pela ureia, apenas como uma referência, reflete o momento preocupante quando o assunto é custo de produção.

O preço da ureia acumulou alta de 191,5% entre o início de 2018 e outubro de 2021, valor muito acima do ganho observado para o boi gordo no mesmo período (84,0%).

O preço da ureia importada pelo Brasil acumulou forte alta especialmente em 2021, também impulsionada pela desvalorização do Real. Entre janeiro de 2018 e outubro de 2021 o preço da arroba do boi gordo acumulou ganho de 191,5%, enquanto no mesmo período a ureia importada pelo Brasil subiu 84,0%.

A Figura abaixo apresenta a variação acumulada do preço do boi gordo (Cepea) e da ureia importada pelo Brasil (MDIC-SECEX) desde 2018.

Acompanhe - O Farmnews indica!
Fonte: Dados do Cepea e MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

Vale destacar que a queda no preço do boi gordo em outubro de 2021 foi impulsionada pela ausência da exportação de carne bovina para a China. Com a China fora das compras em outubro, a exportação de carne bovina do Brasil cai para o menor valor desde janeiro de 2019. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo