Mercado

Relação de preços do boi gordo e da soja em 2020, até a parcial de agosto

O Farmnews apresenta a evolução da relação de preços do boi gordo e da soja em 2020, até a parcial de agosto.

Afinal, como evoluiu o poder de compra do pecuarista com relação a soja, em sacas por arroba de boi gordo?

A Figura a seguir ilustra o comportamento da relação de preços do boi gordo e da soja, em sacas por arroba, segundo dados do indicador Cepea.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Pois é, apesar dos preços recordes do boi gordo em valores nominais em 2020 (clique aqui), a relação de troca de boi gordo por soja tem apresentado queda na parcial de 2020.

Isso porque apesar da alta do boi gordo que, acumula valorização de 17,3% em 2020, até o dia 5 de agosto, segundo indicador Cepea, a soja em grão (base Paranaguá-PR) acumulou alta de 37,3% no período.

Aliás, vale lembrar que o preço da soja em grão iniciou o mês de agosto de 2020 quebrando novo recorde histórico, acima de R$120 por saca. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Com isso, a relação de preços do boi gordo e da soja saiu de um patamar acima de 2,2 sacas por arroba para menos de 1,90 em agosto.

Ao longo da parcial do ano, a relação de troca de boi gordo por soja variou entre a mínima de 1,68 sacas por arroba em maio e a máxima de 2,32 sacas por arroba em fevereiro.

Um menor poder de compra do pecuarista com relação a soja reflete no maior custo de produção, especialmente da engorda confinada. E nesse aspecto, clique aqui e confira os dados de custo de produção de bovinos confinados entre janeiro e julho de 2020, segundo dados do LAE/USP.

E por falar no preço recorde da soja, pela primeira vez superando R$120 por saca, clique aqui e confira a evolução mensal do preço do grão, dentro de cada ano, de 2015 a parcial de 2020.

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo