Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo em agosto ao longo de 10 anos

O Farmnews apresenta os dados da relação de troca de bezerros por boi gordo em agosto ao longo dos últimos 10 anos, de 2012 a 2021.

Afinal, como evoluiu o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho em agosto, desde o ano de 2012?

O fato é que em agosto de 2021 o preço do boi gordo caiu (clique aqui), a exemplo do preço do bezerro. Contudo, apesar da queda, o preço do bezerro acumula perda mais significativa nos últimos meses, melhorando o poder de compra do pecuarista desde a mínima histórica observada em maio (clique aqui).

Vale lembrar que apesar da queda em agosto, tanto o boi gordo como o bezerro acumularam ganho na parcial de 2021. O boi gordo (Cepea) acumulou alta de 14,5% entre o início de 2021 e o final de agosto, enquanto o bezerro, segundo Cepea (Mato Grosso do Sul) no mesmo período, apresentou alta de 17,7%.

Aliás, o bezerro foi a commodity que mais acumulou alta na parcial de 2021, até agosto, dentre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir apresenta a evolução dos dados da relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@, segundo dados do Cepea, nos meses de agosto, entre os anos de 2012 a 2021.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
bezerros por boi
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo em agosto de 2021 de 1,82 foi a segunda menor da história para o período do mês (Figura).

Pois é, apesar das recentes quedas no preço do bezerro que ajudaram a melhorar o poder de compra do pecuarista desde a mínima de maio, a troca de bezerros por boi gordo segue nos menores patamares ao longo da história.

E ao longo desses 10 anos, a relação de bezerros por boi gordo variou entre a máxima de 2,17 em agosto de 2012 e a mínima de 1,80 em 2020.

E mudando de assunto, o abate de bovinos no 2º trimestre de 2021 de 7,07, segundo dados oficiais do IBGE, foi o menor para o período desde 2009. Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo