relação de troca de bezerros por boi gordo

Relação de troca de bezerros por boi gordo no maior valor desde março

O Farmnews apresenta os dados parciais da relação de troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2020, com melhora frente aos meses anteriores.

Afinal, como em evoluído o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho ao longo de 2020, até a parcial de setembro (11)?

A Figura a seguir ilustra a evolução diária da relação de troca de bezerros por boi gordo ao longo de 2020, calculada a partir dos dados do Cepea.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo, na parcial de setembro (11), voltou a ficar acima de 1,90, o que não era observado desde o inicio de março.

Pois é, a ultima vez que o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho ficou acima de 1,90 bezerros por boi gordo de 16,5@ foi no inicio de março. E em setembro novamente a relação de troca ficou acima de 1,90, uma vez que a valorização do boi gordo dentro do mês de setembro, pelo menos até o dia 11, ficou acima do bezerro.

O fato é que entre os dias 8 e 11 de setembro a relação de preços do bezerros e do boi gordo ficou acima de 1,90, o que foi observado anteriormente no dia 6 de março (1,93 bezerros por boi gordo).

Na media parcial de setembro, contudo, a relação de troca ficou pouco abaixo de 1,90 (1,89 bezerros por boi gordo), mas, o maior valor desde fevereiro quando, o indicador também ficou em 1,89. Em setembro de 2019 o poder de compra do pecuarista ficou em 1,95 bezerros por boi gordo.

Vale destacar que no acumulado parcial de setembro (11), o boi gordo, segundo indicador Cepea, acumulou alta de 3,4% e o bezerro, avaliado em Reais por cabeça caiu 2,0% no período.

Apesar da melhora em setembro, a relação de troca de bezerros por boi gordo segue nos menores patamares históricos, aumento a preocupação quanto a viabilidade da recria e engorda, principalmente (clique aqui).

O movimento de alta do boi gordo tem sido impulsionado principalmente pelo forte ritmo da exportação do Brasil que, segue subindo em setembro. Isso porque os dados preliminares da exportação de carne bovina em setembro de 2020 indicam nova alta. Clique aqui e confira!

O Farmnews também apresenta dados do preço futuro da arroba para vencimento em maio de 2021, ao longo de 2020, até o início de setembro. Clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Relação de troca de bezerros por boi gordo no maior valor desde março was last modified: by