Mercado

Programa de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos

O objetivo é fortalecer a prevenção e controle da resistência a antimicrobianos na pecuária do País.

Vale lembrar que na semana do dia 13 de novembro o MAPA participará de Semana Mundial sobre o uso de antibióticos na produção animal.

O tema de prevenção e controle de resistência a antimicrobianos, aliás tem causado discussões recentes entre o USDA e a OMS.

O fato é que a pesquisadora chefe do USDA se declarou contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), emitidas neste início de novembro.

Vale lembrar que a OMS criticou o atual uso de antibióticos na produção animal.

De acordo com a pesquisadora, Chavonda Jacobs-Young, do USDA, as diretrizes da OMS não estão alinhadas com a política dos EUA e não são suportadas por dados confiáveis de pesquisa. Segundo ela, as recomendações combinam erroneamente a prevenção de doenças com a promoção do crescimento em animais. Clique aqui e saiba mais do assunto!

O MAPA instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial neste início de novembro de 2017.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O AgroPrevine promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência.

O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, considerando o conceito de saúde única, que estabelece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, utilizando como ferramentas educação sanitária, vigilância e defesa agropecuária.

O Ministério participará, a partir de segunda-feira (13 de novembro), da Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos. Todos os ministérios envolvidos com o assunto vão veicular nas redes sociais informes sobre o uso de antimicrobianos.

De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária, Suzana Bresslau, coordenadora de Programas Especiais do Mapa, “a instrução normativa formaliza o comprometimento do ministério com a implantação do Plano de Ação Nacional para a Prevenção e Controle da Resistências aos Antimicrobianos preconizado pela OIE, OMS e FAO.”.

Adaptado do MAPA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo