Mercado

Sacas de milho por arroba de boi gordo em julho, indicador no maior valor desde 2017

O indicador que mede a relação de sacas de milho por arroba de boi gordo voltou a subir em julho e a alcançar o maior valor desde 2017.

A alta no indicador de sacas de milho por arroba de boi gordo reflete o maior poder de compra do pecuarista em relação ao grão, como ilustra a primeira Figura abaixo.

O fato é que na média parcial de julho, até o dia 21, o indicador ficou em 4,60 sacas de milho por arroba de boi gordo, segundo dados do Cepea, valor muito acima do observado em julho de 2022, quando o poder de compra foi de 3,96.

A Figura ilustra a evolução média mensal da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de milho (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2023 (média até o dia 21).

sacas de milho por arroba
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A alta no indicador de sacas de milho por arroba de boi gordo em 2023 acontece principalmente devido à forte queda no preço do grão, próxima de 40,0% até julho (21).

E enquanto o preço do milho acumula perda de quase 40,0% no ano frente ao valor que encerrou 2022, o preço do boi gordo caiu menos, cerca de 15,0% até julho (21), o que impulsionou o aumento da relação de troca à favor do bovino.

Aliás, clique aqui e confira dados e análise do preço do boi gordo que voltou a cair na segunda quinzena de julho, interrompendo movimento de recuperação iniciado no fim de junho.

A Figura mostra a evolução média mensal da relação de preço da arroba do boi gordo (Cepea) e da saca de milho (Cepea) entre janeiro de 2016 e a parcial de julho de 2023 (média até o dia 21).

sacas de milho por arroba
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O indicador de sacas de milho por arroba de boi gordo de 4,60 na parcial de julho de 2023 foi o maior desde setembro de 2017, quando naquele período o poder de compra do pecuarista foi de 4,97, como ilustra a segunda Figura acima.

O preço do milho segure em queda em 2023 apesar do recorde de exportação do grão pelo Brasil na primeira metade de 2023. O Farmnews atualizou os dados de compra dos principais importadores de milho do Brasil na primeira metade de 2023. Clique aqui!

E ao contrário do milho, o preço da soja segue em recuperação e na parcial de julho, até o dia 20, acumulou alta de 7,8%. Clique aqui e saiba mais! Com isso, o indicador que mede a quantidade de sacas de soja por arroba de boi gordo caiu em julho pelo terceiro mês consecutivo, mostrando queda no poder de compra do pecuarista. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo