Mercado

Sacas de soja por cloreto de potássio, dados de 2018 a parcial de 2022

O Farmnews apresenta dados da relação de sacas de soja por cloreto de potássio, valor de importação, mostrando a perda no poder de compra em 2022.

Pois é, embora o indicador não valha para a compra direta, já que os preços apresentados são de importação da matéria-prima, o indicador mostra a queda recorde no poder de compra do agricultor (Figura).

Vale lembrar que o preço de importação dos fertilizantes pelo Brasil tem alcançado patamares históricos em 2022, apesar da queda nos últimos meses, desde o pico de preços em junho.

E por falar no assunto, o preço de importação de fertilizantes pelo Brasil caiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro de 2022 e se distancia da máxima observada em junho. Clique aqui e confira os dados!

A Figura a seguir ilustra a evolução do poder de compra da soja (Cepea, Paranaguá-PR) em relação ao preço médio de importação do cloreto de potássio (MDIC-SECEX), entre 2018 e setembro de 2022.

sacas de soja por cloreto de potássio
Fonte: Dados do Cepea e MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

Em setembro de 2022 foram necessárias 23,29 sacas de soja por tonelada de cloreto de potássio, valor de importação, alta de 109,3% frente a setembro de 2021 (11,13 sacas).

O fato é que o poder de compra do agricultor com relação aos fertilizantes tem sido o pior da história no ano de 2022, uma vez que muito mais sacas de soja foram necessárias para importar 1 tonelada de cloreto de potássio, por exemplo, como destaca a Figura acima.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresentou também os dados do indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo para importar 1 tonelada de fertilizante, entre 2018 e a parcial de 2022. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo