Mercado

Troca de bezerros por boi gordo sobe em janeiro de 2022!

A relação de troca de bezerros por boi gordo apresentou forte recuperação em janeiro de 2022.

Pois é, com o preço médio do boi gordo (Cepea) renovando a máxima nominal em janeiro de 2022 e o preço do bezerro mais distante dos patamares recorde, o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado melhorou sensivelmente neste início de ano (Figura).

O preço do boi gordo tem a maior média nominal da história do indicador Cepea no primeiro mês de 2022. Clique aqui e confira os dados!

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@, segundo dados do Cepea, entre janeiro de 2018 e janeiro de 2022.

bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@ de 1,92 observada em janeiro de 2022 foi a maior desde novembro de 2022.

O fato é que, com um boi gordo de 16,5@, segundo média de preço do Cepea, foi possível adquirir 1,92 bezerros (Cepea, Mato Grosso do Sul). No mesmo período de 2021 esse valor foi de 1,83. Por outro lado, em janeiro dos anos anteriores, entre 2018 e 2020 a relação ficou acima de 2,0 bezerros por boi gordo.

É importante ressaltar que apesar da recuperação em janeiro de 2022, o poder de compra do recriador segue bastante pressionado e, em 2021 a relação média anual foi a menor da história. Aliás, esse maior custo de repor o rebanho é refletido na maior variação de custo de produção da recria quando comparada as demais atividades, cria e o ciclo completo.

O Farmnews apresenta a variação do custo de produção da pecuária de corte em 2021, segundo dados do IMEA. Afinal de contas, o que e quanto ficou mais caro produzir em 2021, a atividade de cria, a recria e engorda ou o ciclo completo? Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Troca de bezerros por boi gordo sobe em janeiro de 2022! was last modified: by

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: