variação anual do boi gordo

Variação anual do boi gordo e IGP-M em 10 anos, de 2011 a 2020

O Farmnews apresenta os dados da variação anual do boi gordo, preços nominais e, do IGP-M acumulado entre 2011 e 2020.

O objetivo aqui é apresentar dados de como variaram os preços do boi gordo anualmente na última década e, igualmente comparar com o indicador de inflação, o IGP-M. A análise do IGP-M pode ajudar a entender melhor uma das causas da queda no consumo interno de carne bovina e o poder de compra do consumidor.

Claro, lembrando que em 2020 a escalada de preços do mercado pecuário foi principalmente impulsionada pela oferta restrita de animais para abate e um mercado de exportação de carne bovina recorde, com a cotação do dólar favorecendo a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. Isso porque o consumo interno seguiu prejudicado tanto pelos efeitos negativos da COVID-19 na renda como em um inflação em alta (Figura).

O Farmnews apresenta os dados do preço anual do bezerro e do boi gordo em 10 anos, de 2011 a 2020. Clique aqui e confira!

A Figura abaixo ilustra a variação anual nominal do preço do boi gordo, segundo indicador Cepea, entre 2011 e 2020 e o IGP-M acumulado em cada um dos anos.

variação anual do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

A variação anual do boi gordo superou o IGP-M nos últimos 2 anos, 2019 e 2020, após 2 anos de perdas consecutivas frente ao indicador de inflação (2017 e 2018, Figura).

De qualquer forma é importante destacar que o objetivo do IGP-M não é o de sugerir um aumento de margem quando a variação anual do boi gordo supera o indicador de inflação, mesmo porque o principal custo da pecuária, para os recriadores é a relação de troca que, em 2020 foi uma das piores da história. Clique aqui e confira a evolução anual da relação de troca de bezerros por boi gordo em 10 anos!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Variação anual do boi gordo e IGP-M em 10 anos, de 2011 a 2020 was last modified: by