Mercado

Variação do preço do boi gordo entre os meses de agosto, de 2010 a 2023

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do boi gordo entre os meses de agosto, de 2010 a parcial de 2023.

Na parcial de 2023, média até o dia 11, o preço do boi gordo acumulou a maior perda entre os meses de agosto, caindo 24,4% em relação ao valor médio nominal praticado em agosto de 2022, como mostram os dados da Figura abaixo.

A Figura apresenta a variação anual do preço do boi gordo (Cepea), entre os meses de agosto, entre 2010 e a parcial de 2023 (média até o dia 11).

variação do preço do boi
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do boi gordo entre os meses de agosto ficou negativa pelo segundo ano consecutivo em 2023.

Além da maior queda entre os meses de agosto, o preço do boi gordo caiu pelo segundo ano seguido em um mês de agosto, em 2023, o que nunca antes foi observado ao longo da série iniciada em 2010. O preço médio parcial do mês de agosto de 2023 também foi o menor valor nominal desde julho de 2020 (segunda Figura).

A Figura apresenta os preços médios nominais do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2023 (dados até o dia 11).

variação do preço do boi
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Ainda que a exportação de carne bovina tenha apresentado alta na primeira parcial de agosto (clique aqui), o consumo doméstico segue enfraquecido, refletindo no aumento do estoque de carne bovina no atacado e uma menor intenção de compra por parte da indústria. A oferta de animais, por outro lado, continua alta, também impulsionada pela oferta de fêmeas para o abate devido a fase do ciclo pecuário de longo prazo (clique aqui). Esse cenário tem pressionado o preço do boi gordo, tanto no mercado físico como futuro que, igualmente segue renovando as mínimas em 2023.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados do mercado futuro do boi gordo. Clique aqui e confira!

E por falar em oferta de bovinos, o abate de bovinos no 2º trimestre de 2023 somou 8,25 milhões de cabeças, dados oficiais, o maior valor para o período desde 2014. Clique aqui e confira!

O Farmnews também atualizou os dados que mostram a evolução do preço corrigido do boi gordo entre 2010 e a parcial de agosto de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo