Mercado

Segurança alimentar: após Carne Fraca governo moderniza inspeção

O ministro Blairo Maggi destaca inovações que estão sendo implantadas no sistema de inspeção veterinária do país, visando aumentar a segurança alimentar.

Segurança alimentar que aliás foi bastante questionada em 2017!

Maggi disse que a Operação Carne Fraca desencadeou um processo de auditoria estendido a todas as plantas de abate e motivou mudanças que estão em curso.

E por falar em Operação Carne Fraca, clique aqui para saber mais dos efeitos da Operação e o que aprendemos com tudo isso?

Mas não foi apenas a Operação Carne Fraca. Esse ano os EUA também  anunciou suspensão das importações de carne fresca do Brasil devido a “preocupações recorrentes sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado americano” (clique aqui e saiba mais).

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, de março para cá, cerca de 600 plantas, de 5 mil autorizadas pelo governo federal, e que são as que realizam abates, passaram por processo rigoroso de fiscalização.

De lá para cá, houve trocas de comando e inspeção mais ampla em todas as áreas de produção, “para checar o funcionamento”. Além disso, o MAPA está ampliando seu quadro de profissionais da área com novas contratações.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Luis Rangel disse que o governo está incorporando práticas de controle já testadas nos Estados Unidos e na União Europeia para aumentar a segurança e a confiança nos produtos brasileiros.

Nos Estados Unidos, o modelo é o de análise de riscos. Nesse caso, trata-se de avaliações à exposição a agentes patogênicos, adoção de medidas de manejo e comunicação permanente entre todos envolvidos no processo de produção. E o modelo europeu prevê reposicionamento do quadro que trata de inspeção e a inclusão de figuras complementares, como agentes oficiais.

O secretário destacou tratar-se de procedimentos híbridos e mais sofisticados, que estarão vigorando até o fim do ano.

Adaptado do MAPA

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo