greenhouse-effec

COVID-19 comprova que produção animal não é vilã do efeito estufa

Os dados em meio a pandemia mostram que a produção animal não é a grande vilã para o meio ambiente, principalmente quando o assunto são os gases de efeito estufa.

O fato é que muitos ainda associam a produção animal, especialmente a bovina,à mudança climática. E infelizmente muitas vezes isso vem de famosos e formadores de opinião da nossa sociedade.

Contudo, a pesquisa tem mostrado e reforçado que o cenário é outro e que a produção animal não é a vilã para o meio ambiente.

Nesse contexto, confira dados do BeefMagazine referente a pesquisa de Frank Mitloehner, professor e especialista em qualidade do ar na Universidade da Califórnia Davis, no Departamento de Ciência Animal.

Mas parece que durante a pandemia esse apelo baseado em informações falsas, parece ter se acalmado, pelo menos por enquanto e isso é o que sugere o pesquisador Frank Mitloehner. De acordo com o pesquisador norte-americano, enquanto a perda de vidas, liberdade e emprego é claro, seja o assunto mais pertinente no momento, a qualidade do ar, especialmente nas principais áreas metropolitanas, tem melhorado.

Existem muitos dados e informações circulando nas redes sociais e canais de notícias, principalmente nos Estados Unidos que mostram como o ar está sensivelmente mais limpo comparado ao momento anterior à COVID-19.

Mitloehner oferece algumas perspectivas sobre essa melhoria da qualidade do ar e o que isso significa para os produtores de alimentos, destacando que a melhoria do ar é, em grande parte, decorrente da queda do uso de combustíveis fósseis.

O fato é que durante a pandemia temos muito menos carros, trens, aviões, navios e fábricas operando, e isso significa que estamos queimando menos combustível fóssil (petróleo, carvão e gás).

Pois é, e nesse contexto de gases de efeito estufa é importante destacar que enquanto o consumo de combustíveis fósseis diminuiu drasticamente ao redor do planeta, a produção animal mantém praticamente inalterada.

Esse é um ponto importante de discussão e que devemos reforçar, afinal de contas, o Farmnews tem se preocupado e, muito com o valor da informação e do agronegócio tanto para a economia como para a segurança alimentar do planeta e, sem dúvida, tudo isso acompanhado de práticas cada vez mais sustentáveis!

Lembrando que apesar de muitos ainda apontarem a produção de alimentos como um dos grandes emissores dos gases de efeito estufa, você sabe quais são de verdade as principais fontes de produção desses gases? Clique aqui e confira quais as principais fones de produção de gases de efeito estufa!

O pesquisador também destaca que os consumidores estão atentos a esse fato e, avalia que a percepção dos consumidores com relação aos produtos de origem animal tem melhorado durante a pandemia.

E você sabia que o desperdício de alimentos polui mais o ambiente que o agronegócio! Clique aqui e confira!

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra!

Adaptado de Beef Magazine.

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

COVID-19 comprova que produção animal não é vilã do efeito estufa was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!