Mercado

1 em cada 4 Reais que movimenta a economia vem do agronegócio

O agronegócio é responsável por quase 25% do PIB e por 50% das exportações do Brasil.

Essa representatividade significa que de R$4 que circulam no Brasil, R$1 tem origem no agronegócio.

E de cada 2 dólares exportados, 1 tem origem nas propriedades rurais do País.

Clique aqui e acesse os dados históricos que mostram a importância do agronegócio para a economia brasileira.

O segredo desse sucesso foi a incorporação de inovações tecnológicas na produção e, claro, a contínua evolução dos produtores rurais com competência para empreender.

Vale destacar que apenas nas 2 últimas décadas, aumentamos nossa produção de grãos em 250% com apenas 50% de expansão de área.

Clique nas respectivas commodities para acessar os dados da evolução histórica de produtividade do milho e da soja no País!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Por falar nisso, o Brasil atualmente é o país onde a produtividade no campo mais cresce dentre demais países produtores. Clique aqui para acessar o artigo completo.

Desse modo, produzimos mais alimentos, fibras, madeira e bioenergia com menos recursos naturais. Isso também tornou o Brasil uma potência ambiental com aproximadamente 60% de sua área preservada, apenas 30% destinadas ao uso rural. Clique aqui e saiba mais da importância da agricultura para a preservação ambiental.

Estudos indicam que as tecnologias que germinaram nas instituições de pesquisa, universidades e empresas são o principal fator desse sucesso. Elas têm sido responsáveis por cerca de 60% do aumento da produção agrícola nas últimas décadas no Brasil.

Porém, a agricultura passa por profundas transformações, e a pesquisa precisa ser continuamente fortalecida de modo a gerar inovações para a solução dos crescentes desafios.

Essas inovações estimulam uma maior diversidade produtiva do meio rural. Essa diversidade agrícola, pecuária, florestal e aquícola contribuiu com a redução do custo da cesta básica em 40%, em termos reais, nas últimas quatro décadas.

Além do avanço científico e tecnológico, a pesquisa agropecuária se orgulha de contribuir com o desenvolvimento econômico, ambiental e social das populações do campo e das cidades do Brasil.

E você sabia que está aumentando o número de mulheres no comando das propriedades rurais Brasil afora? Clique aqui e saiba!

Adaptado de artigo publicado na coluna Campo e Lavoura, do jornal Zero Hora

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo