Mercado

Como maior produtor, por que os EUA importam tanta carne bovina?

Os pecuaristas e os consumidores muitas vezes perguntam sobre o comércio de carne bovina nos Estados Unidos.

Em outras palavras, buscam entender por que, como maior produtor de carne bovina, o País importa e exporta tanta carne?

Os fatos destacados a seguir podem ser úteis para entender a indústria pecuária no país: os EUA são o maior produtor, o maior consumidor em termos absolutos, o quarto maior exportador e o maior importador de carne bovina do mundo, de acordo com dados do USDA.

Os dados podem parecer difíceis de entender, mas, a questão é bem simples. É que os norte-americanos estão buscando receber o valor mais alto para o produto produzido, a carne bovina.

A carne é exportada dos EUA para vários países, dentre eles, os principais são Japão, México, Coréia do Sul, Canadá e Hong Kong. E a grande maioria desses países mencionados importa cortes de alta qualidade dos Estados Unidos, ou seja, cortes de alto valor agregado.

Pois é, entendemos por que os Estados Unidos exportam carne, mas, como maior produtor mundial, por que importar carne?

Os EUA têm uma indústria competitiva quando o assunto são as redes de fast food, com alta demanda de hambúrguer.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A produção de carne moída requer a adição de carne magra e, as vacas de descarte e touros são uma boa fonte de carne magra.

E vale lembrar que não existe produção suficiente de carne magra nos EUA e, essa demanda por carne magra a um preço econômico leva a importações de carne bovina por países como Nova Zelândia e Canadá.

Como podemos observar, os Estados Unidos desempenham um papel bastante eficiente quando o assunto é o comércio de carne, já que exporta cortes de alto valor agregado e importa cortes baratos, para atender a indústria de fast food.

Isso indica que essa relação comercial no país é bastante eficiente em termos econômicos.

O Farmnews destaca os principais importadores mundiais de carne bovina em 2016. Afinal, você sabe quais são os países que mais compram carne bovina no mundo? Clique aqui!

Mas antes, o Farmnews destaca os números que mostram os maiores exportadores mundiais de carne bovina no ano de 2016 (clique aqui)!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo