mercado de grãos

Real desvalorizado contribui para o mercado de grãos

A desvalorização do Real tem contribuído para o mercado de grãos nacional, especialmente para a soja!

A valorização do dólar frente ao Real tem elevado os preços da soja no Brasil. Vale destacar que no dia 25 de abril, a moeda norte-americana atingiu o maior valor desde junho de 2016, de R$3,487.

Com isso, o mercado de grãos, especialmente da soja, se valorizou com maior intensidade a partir de março de 2018. Confira abaixo a evolução diária dos preços da soja (indicador Cepea/Esalq, base Paranaguá – PR), de janeiro a abril de 2018.

 

mercado de grãos

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Apesar do mercado de grãos com preços em alta, segundo colaboradores do Cepea, a liquidez está menor para a soja comparado a semanas anteriores. A maioria dos produtores brasileiros está retraída das vendas envolvendo grandes lotes, na expectativa de comercializar o grão a preços ainda mais atrativos nas próximas semanas. Além disso, a disparidade entre as ofertas de compradores e os pedidos de vendedores também limita os negócios.

Já com relação ao milho, os preços do grão seguiram em queda durante quase todo o mês de abril na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, pressionados por compradores e pela flexibilidade de vendedores.

No entanto, algumas praças, especialmente as consumidoras, registraram reações nos últimos dias de abril, impulsionadas por especulações quanto ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra e pela valorização do dólar frente ao Real.

Os produtores também se retraíram na última semana do mês, firmes quanto aos valores de venda, atentos ao desenvolvimento das lavouras e no aguardo de melhores oportunidade de negócios, principalmente para exportação.

A Figura a seguir ilustra a evolução diária dos preços do milho, segundo indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2017 a abril de 2018.

 

mercado de grãos

Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Aliás, clique aqui e confira o comportamento do câmbio (Real frente ao dólar) ao longo de 2018, até a parcial de abril de 2018.

Compare os dados da relação de preços do boi gordo e do milho e soja nos primeiros 4 meses de 2018.

Os dados são relevantes pois destacam a perda do poder de compra do pecuarista em relação a esses grãos em 2018. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Real desvalorizado contribui para o mercado de grãos was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!