Mercado

Ágio da arroba do bezerro no menor patamar de 2019

Embora o bezerro tenha alcançado o maior valor histórico em novembro de 2019, o ágio da arroba do bezerro em relação ao boi gordo foi o menor do ano.

Pois é, enquanto ambos, bezerro e boi gordo apresentaram valores recorde histórico em novembro de 2019, a valorização do boi gordo superou e, muito, a alta do bezerro no período.

Isso porque em novembro o boi gordo segundo indicador Cepea, acumulou alta de 36,4%, enquanto para o bezerro avaliado em Reais por cabeça e Reais por arroba, a alta foi de 14,1% e 25,4% no período, respectivamente.

Aliás, o ganho médio mensal do preço do boi gordo em novembro de 2019 foi o maior já registrado ao longo da série histórica do Cepea (clique aqui).

Acesse www.meuagro.com.br e cadastre-se para obter as ofertas!

Esse movimento de alta do boi gordo frente ao bezerro compensou, pelo menos em partes, a queda da relação de troca ao longo do ano. Vale lembrar que até setembro o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho foi o menor dos últimos anos (clique aqui).

Em novembro de 2019 o ágio da arroba do bezerro em relação a do boi gordo foi de 17,7%, a menor do ano e também a menor desde agosto de 2017 (16,9%).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale destacar que em poucas oportunidades o ágio do bezerro em relação ao boi gordo fica abaixo de 20%. Em 2019, além de novembro, isso aconteceu em abril apenas.

A baixa produtividade da atividade de cria no Brasil (clique aqui) é um dos fatores que mantém o ágio da arroba do bezerro em relação ao boi gordo em alta. Aliás, clique aqui e confira a evolução história da relação de troca de bezerros por boi gordo segundo dados do Cepea

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço do bezerro, em Reais por arroba, segundo indicador Cepea (base MS), em valor nominal, desde o ano 2000.


Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo