Mercado

Preço do boi gordo caminha para maior alta entre junho

O preço do boi gordo segue em alta em junho e caminha para a maior valorização entre os meses de junho.

Em junho de 2020, até a parcial do dia 22, o preço médio do boi gordo foi quase 40% mais alto que observado em junho de 2019, a maior alta entre os meses de junho ao longo da série apresentada, com inicio em 2010.

A Tabela a seguir apresenta os dados do preço médio mensal do boi gordo, segundo indicador Cepea, em valor nominal, em maio e junho de 2010 a 2020, em Reais por arroba.

Além da forte alta em relação ao mesmo período de 2019, o preço do boi gordo em junho de 2020 acumulou alta frente ao mês anterior após 3 anos seguidos de queda no período.

Aliás, na maioria dos anos o preço do boi gordo em junho foi menor do que o praticado em maio, como revelam os dados da Tabela acima. Em junho de 2020 o preço médio da arroba foi de R$206,8 (até dia 22), 2,8% acima de maio e 38% maior que o preço nominal praticado em junho de 2019.

O momento favorável de preço do boi gordo no País é devido, principalmente a alta nas exportações de carne bovina brasileira. E nesse aspecto o Farmnews tem destacado que a expectativa é que em 2020 a relação de carne bovina exportada frente ao total produzido alcance recorde (clique aqui). E isso caso continue a subir tem um efeito no mercado pecuário pecuário como um todo, inclusive com sinais de alerta frente a dependência da China nessa demanda (clique aqui).

O Farmnews avalia a variação do preço do boi gordo e do bezerro entre junho de 2011 e junho de 2020. Afinal, como foi o comportamento de preços das duas commodities entre junho dos últimos 10 anos, de 2011 a 2020? Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo