Mercado

O que mais impacta no preço dos bezerros nos leilões?

O Farmnews destaca estudo que revela as variáveis que mais interferem no preço dos bezerros nos leilões.

Vale destacar que os leilões são a forma mais tradicional de comércio de animais entre fazendas no Brasil. E eles são muitos e ocorrem nas mais diversas regiões de pecuária do País.

E em especial no sul do Brasil, existem praças tradicionais de leilões de bovinos de corte, com destaque a região Sul do Rio Grande do Sul e a praça de leilões de Lavras do Sul que promove eventos há mais de 30 anos regularmente todos os sábados no sindicato rural do município.

O fato é que muitos optam por utilizarem os leilões como principal ferramenta de comercialização, em função de algumas vantagens como:

  • atrair número maior de compradores para as diferentes categorias animais;
  • diminuir manejo com os animais, pois dispensa revisão dos lotes na propriedade rural e;
  • melhora a disponibilidade dos animais para os compradores, já que a formação dos lotes é por peso, tamanho, idade, composição racial e número.

Para avaliar as variáveis que mais impactam no preço dos bezerros nos leilões foi realizado levantamento dos dados durante o período de janeiro de 2018 até março de 2019, totalizando 25 leilões com a comercialização de 3.841 terneiros.

O objetivo foi verificar quais fatores são de maior impacto no preço final da categoria bezerros, nos leilões em Lavras do Sul RS. A metodologia utilizada foi regressão linear múltipla, que observou os fatores média de peso, quantidade de animais e preço do kg da categoria subsequente em cada leilão. 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

É importante destacar que a regressão estabelece uma relação entre uma variável dependente e outras variáveis independentes. Assim a variável dependente e o preço do kg do bezerro em relação às outras variáveis independentes que foram, quantidade, peso médio, preço do kg da categoria subsequente. 

Os valores nominais foram corrigidos para valores reais, pelo índice geral de preços- disponibilidade interna, este calculado mensalmente pelo Instituto de Economia da FGV.

E por falar em preços do bezerro e a inflação, o Farmnews apresenta os dados históricos da relação de troca de bezerros por boi gordo entre 2000 e 2018. Afinal, como evoluiu o poder de compra do pecuarista, no momento de repor o rebanho por bezerro a partir da venda do boi gordo ao longo de quase 20 anos? Clique aqui e confira!

Na análise do preço do bezerro, todos os fatores tiveram significância, ou seja, todos os 3 fatores, de peso médio, quantidade e preço do kg da categoria subsequente, interferiram no preço do bezerro.

O coeficiente de média de peso indicou que houve uma relação negativa em 70 centavos para cada 100 kg a mais de peso vivo. Nesse caso, os resultados indicam que quanto mais pesado, mais barato saiu o preço do kg desse animal. Em outras palavras, 70 centavos a menos no preço do kg do bezerro para cada 100 kg a mais de peso vivo. 

Por outro lado, a quantidade foi positiva para o aumento nos preços, isto pode ser em razão de eventos com número maior de animais, que causam interesse em um número maior de compradores, assim aumentando os interessados a disputar o mesmo lote. O coeficiente em relação a quantidade demonstrou um aumento em 10 centavos no preço do kg para cada 100 animais a mais na comercialização. 

Contudo, o preço do novilho comercializado foi o maior coeficiente com tendência positiva direta em relação ao preço do kg do bezerro. O coeficiente foi de 0,41, que significa que para cada um real no aumento do preço do quilograma do novilho, aumentou-se quarenta centavos no preço do quilograma do terneiro.

Assim, pode-se concluir que vários fatores impactam no preço dos animais nos leilões, que vão além dos observados neste estudo.

O fato é que os resultados mostram que quantidade de animais disponíveis para comercialização e o preço da categoria subsequente tiveram impacto positivo nos preços dos bezerros nos leilões.

Apesar do peso médio dos bezerro impactar de maneira negativa é necessário encontrar a melhor relação preço versus peso. Buscando ofertar animais de qualidade e com as características desejadas para os interessados, melhorando a remuneração dos produtores.

E por falar nas variáveis que mais impactam no preço dos bezerros nos leilões, clique aqui e confira também o que mais pesa no custo da engorda de bovinos confinados

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo