quinta-feira, dezembro 4, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Preço futuro da soja para 2026 segue abaixo do físico no final de novembro

O preço futuro da soja segue precificando queda para 2026, não acompanhando o movimento de recuperação do grão no físico em novembro.

O preço esperado da soja para os contratos com vencimento ao longo de 2026 seguem abaixo da referência no físico no final de novembro, como mostram os dados apresentados na primeira Figura abaixo.

A Figura apresenta os dados do preço da soja no físico (Cepea, Paranaguá-PR) e futuro (B3-CME) para os vencimentos de 2026, em dólares por saca, em novembro (26).

preço futuro da soja
Fonte: Dados da B3-CME e Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço futuro da soja segue abaixo do físico em novembro (26) para todos os vencimentos para 2026.

O preço da soja no mercado físico (Cepea, Paranaguá-PR) mostrou recuperação desde a segunda metade de outubro, voltando a ficar acima do valor praticado no mesmo período de 2024, quando avaliado em moeda americana (segunda Figura).

Esse movimento de valorização no preço do grão no mercado físico foi impulsionado, também, por uma demanda internacional recorde. A exportação de soja do Brasil na parcial de novembro de 2025 mostrou forte avanço frente ao valor praticado no mesmo período de 2024. Isso porque a venda de soja em grão do Brasil para o mercado internacional na parcial de novembro, no acumulado até a 3ª semana (14 dias úteis) foi de, em média, 240,45 mil toneladas diária, valor quase 80,0% acima da média diária de novembro de 2024 (134,37 mil toneladas).

E além da forte alta na parcial de novembro, a exportação de soja brasileira renovou a máxima histórica em 2025, com vendas que somaram mais de 100,00 milhões de toneladas até outubro, valor 6,7% acima do observado no mesmo período de 2024. Clique aqui e saiba mais do assunto!

A Figura ilustra a evolução diária do preço nominal da soja (Cepea, Paranaguá-PR), em dólares por saca, ao longo de 2024 e a parcial de 2025.

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

E por falar em dólar, você sabia que a taxa de câmbio é mais do que um número abstrato em um gráfico financeiro? Ela determina o preço de suas colheitas, o custo de seus suprimentos e a saúde de suas comunidades! Clique aqui e saiba como o dólar influencia a vida do produtor de soja no Brasil.

É importante destacar o preço da soja em moeda americana que, apesar da recuperação ao longo de 2025, segue com média abaixo dos patamares já alcançados nos anos anteriores (terceira Figura). Em 2022, por exemplo, o preço da soja (Cepea, Paranaguá-PR) era cotada em torno de US$35,0 por saca e inclusive alcançando o patamar de US$40,0 por saca, ou seja, muito acima dos valores praticados em 2025.

A Figura apresenta os dados médios do preço nominal da soja (Cepea, Paranaguá-PR), em dólares por saca, entre janeiro de 2020 e a parcial de novembro de 2025 (até o dia 26).

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

A valorização do Real em relação ao dólar em 2025 também deve ser destacada, o que contribuiu para a alta no preço do grão, em moeda americana. O dólar segue cotado nos menores patamares de 2025, como mostram os dados da quarta Figura.

A Figura ilustra a evolução diária da cotação do dólar (Reais por dólar) ao longo de 2025 (comercial para venda).

Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

Vale lembrar também que a revisão do USDA de novembro de 2025 mostrou uma expectativa de queda na produção e no estoque final de soja para a safra 2025/26 quando comparado a safra anterior. Aliás, a previsão de novembro é que a oferta e o estoque em 2025/26 fiquem abaixo do valor de 2024/25. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews disponibiliza, diariamente, seus estudos de forma gratuita pelo whatsapp. Clique aqui!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares