Agroplanner

Custos de produção de bovinos confinados em março de 2024

A AgroPlanner destaca os dados do Informativo Mensal do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) – Edição nº 82, relativo a março de 2024!

Os dados de março de 2024 do ICBC revelam custos em alta para CSPm (0,31%), CSPg (0,28%) e CGO (3,05%). No entanto, ao considerar um período mais amplo, de março de 2023 a março de 2024, verificamos reduções no ICBC, atingindo -23,84%, -26,24% e -25,24% para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.

Figura 01. Variação dos índices de custos de bovinos confinados entre março de 2023 a março de 2024.

A análise dos custos de alimentação revela um panorama diversificado em São Paulo e Goiás. Houve quedas de 24,90% e 20,25% nos custos do caroço de algodão, enquanto a polpa cítrica registrou aumentos de 56,76% e 33,33%, respectivamente. Enquanto o preço da soja permaneceu estável, o do milho subiu 3,28% em São Paulo. Em Goiás, o milho estagnou, enquanto a soja teve aumento de 9,47%. Essas variações refletiram diretamente nos custos de alimentação, representando 70,00%, 68,56% e 73,51% dos custos da diária-boi (CDB) para CSPm, CSPg e CGO, respectivamente.

O custo de produção de bovinos confinados apresentou leve alta em março de 2024 frente ao mês anterior (Figura acima), embora siga mais estável ao longo dos últimos meses!

Além disso, é importante destacar os custos totais por arroba, que aumentaram para os confinamentos CSPm e CSPg, e diminuíram para o CGO no mesmo período.

Figura 02. Custo total por arroba para os confinamentos, CSPm, CSPg e CGO, entre fevereiro e março de 2024.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O custo total por arroba produzida subiu em março de 2024 frente ao mês anterior (fev-24), em São Paulo, ao contrário de Goiás, como mostram os dados da Figura acima.

Esses números reforçam a importância de o produtor conhecer seu próprio custo para tomar as decisões mais adequadas para o seu negócio. A análise detalhada dos custos, tanto da diária-boi quanto do custo total, é vital para garantir a rentabilidade e a sustentabilidade da atividade de confinamento de bovinos. A busca por informações precisas e atualizadas é fundamental para que os produtores possam tomar decisões estratégicas que otimizem seus resultados.

Mantenha-se informado e tome decisões embasadas para o sucesso de sua produção de bovinos confinados.

Esse trabalho é feito a partir de projeto de extensão conduzido pela equipe dos Indicadores de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) da FMVZ USP.

Julia Abrahão; Thayla Valim; Renata de Mori; MSc. Rolando Pasquini Neto; Dr. Gustavo Sartorello e; Prof. Dr. Augusto Gameiro.

O Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo