quarta-feira, dezembro 17, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Ágio do bezerro frente ao boi gordo cai em agosto de 2025

O ágio do bezerro frente ao boi gordo voltou a cair em agosto, resultado de uma maior recuperação do preço do animal pronto para o abate.

O preço do boi gordo mostrou recuperação no início de agosto, voltando ao maior patamar (Cepea) desde o final de junho, cotado acima de R$310,0 por arroba. Na parcial do mês, até o dia 28, frente ao valor que encerrou julho, a alta foi de 5,8%.

A recuperação no preço do boi gordo no início de agosto, não acompanhado pelo bezerro, foi refletida na queda do ágio da categoria de reposição em relação ao animal pronto para o abate frente ao mês anterior (primeira Figura). Isso porque no período entre o final de julho e a parcial de agosto (28), o preço da categoria de reposição (Cepea, Mato Grosso do Sul) subiu 2,8%.

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2025 (até o dia 28).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O ágio do bezerro frente ao boi gordo de 30,8% na parcial de agosto de 2025 caiu frente ao mês anterior, embora permaneça acima do valor observado em agosto de 2024.

Como temos comentado no Farmnews, a expectativa é de valorização da categoria de reposição (clique aqui), o que tende a manter o ágio frente ao animal pronto para o abate, em alta, assim como aconteceu no ciclo de alta anterior, como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura a seguir apresenta o ágio médio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de agosto, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 28).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

É importante destacar também que ao longo da série, entre 2010 e 2025, o ágio médio do bezerro em relação ao boi gordo nos meses de agosto oscilou entre a mínima de 14,8% em 2022 e a máxima de 38,8% em 2015. O valor médio para um mês de agosto, no período, foi de 26,1%.

O Farmnews atualizou os dados do preço corrigido do boi gordo (clique aqui) e do bezerro (clique aqui) no Brasil até a parcial de agosto de 2025, no objetivo de reforçar a expectativa de valorização, em um ciclo de alta que está apenas começando.

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares