Mercado

Ágio do bezerro frente ao boi gordo, dados parciais de março de 2024

O ágio do bezerro segue relativamente estável pelo quarto mês consecutivo na parcial de março de 2024, mas acima do valor praticado no mesmo período de 2022 e 2023.

Na parcial de março de 2024, média até o dia 19, o ágio do preço da arroba do bezerro em relação a arroba do boi gordo ficou em 26,3%, valor próximo do observado nos meses anteriores, como mostram os dados da Figura abaixo.

O Farmnews atualizou os dados do preço da arroba do bezerro nos meses de março, entre 2010 e a parcial de 2024. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de março de 2024 (média até o dia 19).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O ágio do bezerro na parcial de março de 2024 de 26,3% ficou relativamente estável frente aos meses anteriores, mas acima do observado em março, tanto em 2023 como 2022.

Como temos destacado, a alta no ágio do preço da arroba do bezerro frente ao boi gordo mostra uma tendência de gradativa recuperação do preço da categoria de reposição em 2024, quando se espera uma reversão, para alta, do ciclo pecuário de longo prazo.

Aliás, o comportamento do preço corrigido da categoria de reposição ao longo de um período de mais de 10 anos reforça a expectativa de uma reversão de ciclo próxima. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Cabe lembrar também que o preço do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) tem apresentado relativa estabilidade ao longo de 2024, sendo a commodity agrícola acompanhada pelo Farmnews que acumulou a menor perda no ano, até a primeira metade de março. Clique aqui!

O preço do boi gordo, por outro lado, segue mais pressionado nos primeiros meses de 2024, apesar dos dados de exportação de carne bovina no ano (clique aqui). No acumulado parcial de 2024, até março (19), a referência do mercado futuro do boi gordo renovou a mínima do ano, cotado abaixo de R$230,0 por arroba, caindo 9,4% frente ao valor que encerrou 2023.

O Farmnews traz uma novidade em seu painel de cotações, mostrando diariamente a curva do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo