Mercado

Ágio do bezerro frente ao boi gordo voltou a cair na parcial de julho

O ágio do bezerro caiu na parcial de julho de 2023, indicando uma maior recuperação do preço do animal pronto para o abate frente a categoria de reposição no mês.

O preço do boi gordo acumulou ganho na parcial de julho em relação ao mês anterior, após quedas sucessivas entre maio e junho. Essa alta, ainda que pequena em julho, foi suficiente para diminuir a distância entre o preço da arroba do bezerro, com reflexo na queda do ágio entre as categorias, como revelam os dados da primeira Figura.

O preço do boi gordo subiu na parcial de julho de 2023, recuperando parte das perdas observadas nos 2 meses anteriores. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de julho de 2023, média até o dia 13.

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio do bezerro em relação ao boi gordo na parcial de julho foi de 21,5%, queda frente ao mês anterior (23,7%), mas muito acima do valor observado em julho de 2022, quando inclusive alcançou a mínima de 8,4%.

Vale lembrar que em 2023, com exceção do mês de fevereiro, devido ao efeito da temporária suspensão da carne bovina brasileira para a China, o ágio do preço da arroba do bezerro oscilou em torno de 21,0% e 24,0% (Figura), indicando um melhor poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho em relação aos anos de 2020 e 2021. Contudo, em relação a 2022, o indicador que mede a relação de preço entre as categorias caiu, como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de julho, de 2014 à parcial de julho de 2023, até o dia 13.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio do preço da arroba do bezerro em relação ao boi gordo, para um mês de julho, entre 2014 e a parcial de 2023 foi de, em média, 26,8%, acima do valor observado em julho de 2022 e 2023.

É importante destacar que para a segunda metade de 2023, o Farmnews segue com perspectiva de melhores preços em relação aos patamares atuais, ainda que sem exagero, como temos comentado. Cabe ressaltar, contudo, que o preço futuro do boi gordo segue caminho oposto ao mercado físico em julho, aumentando a diferença entre o valor atual e esperado da arroba. Clique aqui e confira!

O Farmnews apresentou também dados que mostram a variação do preço do boi gordo entre os meses de julho, de 2010 a parcial de 2023. Clique aqui!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo