Mercado

Ágio do bezerro inicia 2024 em queda. Confira dados de janeiro desde 2010!

O ágio do bezerro iniciou o ano de 2024 em queda frente a dezembro e ao mesmo período de 2023.

Vale destacar que o preço do boi gordo apresentou recuperação nos primeiros dias de janeiro de 2024, ainda que o mercado esteve em compasso de espera, com poucos negócios nesse início de ano. Isso porque o valor médio de janeiro de 2024 (até o dia 8), de R$252,3 por arroba foi 1,5% maior que a média nominal de dezembro de 2023 (R$248,6), acumulando o terceiro mês seguido de valorização.

O preço do boi gordo, valor médio, segue em recuperação pelo terceiro mês consecutivo no início de 2024. Clique aqui e confira evolução dos preços nominais desde janeiro de 2020!

Esse movimento de recuperação no preço do boi gordo na parcial de janeiro de 2024, como mostram os dados da Figura abaixo (linha verde), não foi acompanhado, na mesma proporção, pelo valor da categoria de reposição (linha laranja), como mostram os dados da primeira Figura abaixo.

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) entre janeiro de 2020 e a parcial de janeiro de 2024 (média até o dia 8).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio do bezerro na parcial de janeiro de 2024 de 23,6% foi a menor desde maio de 2023 e abaixo da média de janeiro de 2023 (24,4%).

O preço do boi gordo, embora tenha apresentado recuperação discreta nos últimos 3 meses, apresentou ganho maior que o bezerro, praticamente estável ao longo do mesmo período. Vale destacar também que a perspectiva de preço da categoria de reposição é mais otimista para 2024, sem exageros, já que o ritmo de abate de vacas permanece elevado (clique aqui). O fato é que o comportamento do preço do bezerro no longo prazo (clique aqui) sugere que a categoria já tenha encontrado um fundo ou esteja muito próximo disso, o que pode indicar uma gradativa alta de preço e a menor oferta de fêmeas para o abate.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E por falar em ágio do preço da arroba do bezerro frente ao preço da arroba do boi gordo, o Farmnews apresentou os dados médios anuais da relação de preços entre as categorias ao longo de pouco mais de uma década. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir apresenta a evolução mensal do ágio do preço da arroba do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao preço da arroba do boi gordo (Cepea) nos meses de janeiro, de 2010 a parcial de 2024 (média até o dia 8).

ágio do bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O ágio do preço do bezerro em relação ao boi gordo para um mês de janeiro oscilou entre a mínima de 12,1% em 2011 e a máxima de 37,9% em 2016 ao longo da série iniciada em 2010. O valor médio do ágio da categoria de reposição frente ao animal pronto para o abate em um mês de janeiro foi de 25,2%.

O Farmnews também atualizou os dados médios anuais do preço do bezerro entre os anos de 2010 e 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo