Mercado

Alta das commodities agrícolas em setembro de 2020 frente a 2019

O Farmnews apresenta dados que revelam a alta das commodities agrícolas em 2020 comparado a 2019.

Afinal, quanto o preço das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews em 2020 tem superado o valor médio observado em 2019?

A Tabela a seguir apresenta os dados do preço médio nominal do boi gordo, bezerro, milho e soja, segundo indicador Cepea em setembro de 2020 (até o dia 18) e setembro de 2019.

O fato é que, como temos comentado ao longo de 2020, o ano ficará lembrado pelo forte movimento de alta e valores recorde das commodities agrícolas.

E dentre as commodities acompanhadas pelo Farmnews, todas elas tem preços médios nominais quase 60% acima do observado no mesmo período de 2019 (setembro). Essa alta das commodities agrícolas em 2020 tem sido impulsionada por uma demanda externa recorde diante de um Real desvalorizado frente ao dólar.

Pois é, a receita com a venda de produtos do agronegócio brasileiro em 2020 nunca foi tão grande. Aliás, clique aqui e confira a evolução das vendas dos principais produtos do agronegócio nacional entre 2016 e 2020.

No caso da soja, especificamente, o ritmo das vendas externas chegaram a comprometer inclusive o abastecimento das indústrias no mercado interno, forçando a necessidade de importação do grão. Com isso, a demanda por soja importada pelo Brasil em 2029, pelo menos até a parcial de agosto aumentou quase 300% frente a 2019. Clique aqui e confira!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A exportação de carne bovina em patamar recorde igualmente coloca sinal de otimismo e também um ponto de alerta, já que a crescente demanda chinesa pelo produto nacional pode mudar a relação atual de participação do mercado interno no total de carne produzida pelo País no longo prazo. Clique aqui e confira! Na parcial de setembro (16), o preço da arroba do boi gordo alcançou nova máxima, superando R$250,0 e acumulando alta de 30,0% ano ano. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo