Mercado

Arroba de boi gordo compra maior quantidade de milho em quase 3 anos em maio

A quantidade de sacas de milho possíveis de serem compradas com uma arroba de boi gordo foi a maior desde julho de 2020.

Isso porque na parcial de maio de 2023, até o dia 9, com o valor de uma arroba de boi gordo (Cepea) foi possível comprar, em média, 4,29 sacas de milho (Cepea). Esse foi o maior valor mensal desde julho de 2020, como ilustram os dados da primeira Figura abaixo.

A Figura a seguir apresenta dados da relação média do preço da arroba do boi gordo (Cepea) em relação a saca de milho (Cepea), entre janeiro de 2020 e a parcial de maio de 2023 (até o dia 9).

arroba de boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A quantidade de sacas de milho possíveis de serem adquiridas com uma arroba de boi gordo na parcial maio de 2023, de 4,29, foi a maior desde julho de 2020.

A queda no preço do milho (Cepea) em 2023 alcançou quase 30,0% na parcial de maio (dia 9), como mostra a segunda Figura. No mesmo período a queda do boi gordo (Cepea) foi menor, de 5,0%. Isso tem melhorado o poder de compra do pecuarista em relação ao grão, o que pode estimular a engorda mais intensiva.

A Figura a seguir ilustra a variação diária acumulada do preço do milho (Cepea) e do boi gordo (Cepea), ao longo de 2023.

arroba de boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

E vale destacar que além da queda no ano, o preço futuro do milho segue pressionado e renovando a mínima para o vencimento em setembro de 2023. Vale destacar que ao longo do dia 10 de maio o preço do contrato CCMU23, que vence em setembro, seguiu em queda e mais uma vez no menor patamar do ano. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews atualizou os dados da importância chinesa na exportação de carne bovina do Brasil em abril de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo