O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro segue próximo da máxima para um mês de agosto, em 2025.
O poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho segue pressionado em 2025, com o indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro próximo do maior patamar histórico (primeira Figura).
Isso porque a quantidade necessária de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro de 9,32, na parcial de agosto, em 2025, foi o segundo maior para o período do ano, em 2025, atrás apenas do valor observado em 2023.
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de agosto, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 19).

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 9,32 na parcial de agosto de 2025 foi o segundo maior para o período do ano, atrás apenas do observado em 2023 (9,40).
É importante avaliar que a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro em um mês de agosto, avaliado entre 2010 e a parcial de 2025 foi de 8,42. Isso mostra que desde 2020 mais arrobas de boi gordo foram necessárias para a reposição do rebanho em relação à média histórica (desde 2010)
Apesar de seguir próximo da máxima para um mês de agosto, o poder de compra do pecuarista melhorou quando comparado ao mês anterior, ou seja, julho (segunda Figura). O fato é que ao longo da primeira metade de agosto o preço do animal pronto para o abate tem mostrado recuperação, inclusive superando a valorização observada para a categoria de reposição (clique aqui).
A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2025 (até o dia 19).

É importante destacar, contudo, que apesar da recuperação no preço da arroba no mercado físico, o mercado futuro não tem acompanhado o movimento de recuperação ao longo da primeira metade de agosto (clique aqui), apesar dos dados positivos de exportação de carne bovina (clique aqui) e a expectativa mais otimista para o consumo interno especialmente para os meses finais do ano. Isso mostra que, ao nosso entender, o movimento de queda na B3 foi exagerado na parcial de agosto!
E por falar em exportação de carne bovina, a Indonésia, quarto país mais populoso do planeta será o novo destino do produto brasileiro. Clique aqui e saiba mais do assunto!
O Farmnews atualizou os dados do preço em dólares do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de agosto, entre 2018 e a parcial de 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!




