quinta-feira, dezembro 4, 2025

Top 5 desta semana

Artigos relacionados

Arrobas de boi gordo por bezerro em setembro, de 2010 à parcial de 2025

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro segue próximo da máxima para um mês de setembro, em 2025.

O poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho segue pressionado em 2025, com o indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro próximo do maior patamar histórico para um mês de setembro (primeira Figura).

Isso porque a quantidade necessária de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro de 9,35, na parcial de setembro, em 2025, foi o segundo maior para o período do ano, atrás apenas do valor observado em 2021.

A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de setembro, entre 2010 e a parcial de 2025 (até o dia 16).

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro de 9,35 na parcial de setembro de 2025 foi o segundo maior para o período do ano, atrás apenas do observado em 2021 (9,41).

É importante avaliar que a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro em um mês de setembro, avaliado entre 2010 e a parcial de 2025 foi de 8,29, oscilando entre a mínima de 7,21 em 2011 e a máxima de 9,41 em 2021.

Apesar de seguir próximo da máxima para um mês de setembro, o poder de compra do pecuarista ficou muito próximo quando comparado ao mês anterior, ou seja, agosto (segunda Figura).

A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de setembro de 2025 (até o dia 16).

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (elaborado por Farmnews)

O preço do boi gordo em setembro voltou a ser pressionado, para baixo, ao contrário da categoria de reposição que, segue mais estável (clique aqui). Isso reforça o fato que a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro deva seguir próximo dos patamares mais altos do ano.

O preço do bezerro ficou estável té a metade de setembro, frente ao final de agosto, mas acumula alta de 9,4% na parcial do ano. O abate oficial de bovinos no Brasil foi recorde no 2º trimestre de 2025 (clique aqui), impulsionado também pelos patamares históricos do abate de fêmeas no País (clique aqui). Vale destacar que pela primeira vez o abate de vacas e novilhas, somados, ficou acima de 5,0 milhões de cabeças em um trimestre.

O abate de fêmeas (vacas e novilhas) no 1º semestre de 2025 foi o maior para o período do ano, alcançando 10,16 milhões de cabeças e uma taxa de abate de vacas e novilhas que alcançou 49,8%, o maior já registrado! Clique aqui e saiba mais!

Nesse contexto de aumento do ritmo de abate de fêmeas, temos destacado a expectativa de valorização da categoria de reposição. Aliás, o preço da arroba do bezerro segue subindo em setembro, voltando a se aproximar da máxima em 2025, mas movimento do boi gordo no curto prazo merece atenção (clique aqui). O Farmnews inclusive tem apresentado dados que fundamentam a expectativa de valorização do bezerro e a consequente redução do abate de fêmeas. Clique aqui e saiba mais.

O Farmnews atualizou os dados do preço em dólares do boi gordo, bezerro, milho e soja nos meses de setembro, entre 2018 e a parcial de 2025. Clique aqui e confira!

O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais recursos e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!

Ivan Formigoni
Ivan Formigonihttp://www.farmnews.com.br
Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos populares