Mercado

Arrobas de boi gordo por bezerro no maior valor desde o final de 2021

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro subiu em agosto de 2023 para o maior patamar desde o final de 2021.

A alta do indicador de arrobas de boi gordo por bezerro mostra queda no poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado, já que mais arrobas de boi gordo são necessárias para a compra de um bezerro (Figura).

A alta no indicador mostra um cenário de queda no preço do boi gordo que renovou a mínima do ano em agosto (clique aqui), acompanhado de um preço do bezerro em queda, mas mais estável frente ao animal pronto para o abate.

O Farmnews atualizou os dados da variação do preço do bezerro, média mensal, entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2023. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de agosto de 2023 (até o dia 9).

arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A quantidade necessária de arrobas de boi gordo por bezerro na parcial de agosto de 2023, de 9,03, alcançou o maior patamar desde o final de 2021 (9,21).

Pois é, foi a primeira vez desde o fim de 2021 que a quantidade necessária de arrobas para a compra de um bezerro foi superior à 9,0, destacando que ao longo da série iniciada em 2020 o indicador oscilou entre a mínima de 8,06 em junho de 2022 e a máxima de 10,27 em outubro de 2021. Lembrando que outubro de 2021 foi um período distorcido, já que naquele momento a China havia embargado a carne bovina do Brasil devido ao caso atípico de vaca louca.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale destacar também que o preço futuro do boi gordo voltou a cair, após iniciar a segunda semana de agosto em alta, renovando a mínima para outubro de 2023. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo