Mercado

Arrobas de boi gordo por bezerro, para fevereiro, no menor valor desde 2014

A quantidade necessária de arrobas de boi gordo por bezerro para um mês de fevereiro, ainda que parcial, ficou abaixo de 8,0 pela primeira vez desde 2014.

Com o preço da reposição acumulado queda e essa perda maior que a observada para o animal pronto para o abate, o poder de compra do pecuarista que depende da reposição do rebanho no mercado segue melhorando.

E por falar na queda da categoria de reposição nesse início de ano, o preço do bezerro segue, na parcial de 2023, acumulando perda maior comparado ao boi gordo, milho e soja. Clique aqui e confira os dados!

O fato é que o valor médio parcial de fevereiro, até o dia 8, mostra uma maior queda do bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul) em relação ao boi gordo (Cepea). Isso porque o valor médio do bezerro na parcial de fevereiro de 2023, de R$2.319,2 por cabeça foi 18,7% menor que a média nominal de fevereiro de 2022 (R$2.854,0). No caso do boi gordo, na mesma base de comparação, o valor parcial de fevereiro foi 14,4% inferior à média de fevereiro de 2022.

E o reflexo dessa maior queda da categoria de reposição frente ao boi gordo é uma menor quantidade de arrobas de boi gordo necessária para se comprar um bezerro no mercado (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de fevereiro, entre 2010 e a parcial de 2023 (até o dia 8).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
arrobas de boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A necessidade de arrobas de boi gordo por bezerro na parcial de fevereiro de 2023, de 7,97 foi a menor para um mês de fevereiro desde 2014 e o segundo ano consecutivo de queda.

Desde a máxima observada em fevereiro de 2021, quando foram necessárias, em média, 9,18 arrobas de boi gordo ´para a compra de um bezerro, o indicador acumula 2 anos de queda. O valor parcial de fevereiro de 2023 de 7,97 foi 13,2% menor que o valor de 2021.

É interessante observar também o indicador ficou, na parcial de 2023, pouco abaixo da média avaliada para o período, entre 2010 e 2023, de 8,12 arrobas de boi gordo por bezerro. Contudo, é importante destacar os melhores anos para a troca foram observados entre 2011 e 2014, quando naqueles anos a média ficou em 7,27 arrobas de boi gordo por bezerro.

Cabe ressaltar também que o poder de compra do pecuarista tem melhorado com relação ao bezerro, mas quando comparado aos demais custo de produção, o cenário para 2023 segue desafiador. O poder de compra da arroba de boi gordo frente ao milho, por exemplo, caiu em fevereiro de 2023 para o menor valor para um mês de fevereiro desde 2013 (clique aqui).

Nesse contexto de preço do mercado pecuário e inflação, o Farmnews também destacou para o fato do preço do boi gordo e do bezerro, ambos acumularem valorização abaixo da inflação entre janeiro de 2020 e a parcial de janeiro de 2023. Clique aqui e confira!

E por falar em boi gordo, o preço futuro do animal pronto para o abate segue movimento de recuperação iniciado na segunda quinzena de janeiro e renova máxima de 2023. Clique aqui!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo