Mercado

Arrobas de boi gordo por bezerro, poder de compra melhora em outubro

O indicador de arrobas de boi gordo por bezerro subiu em outubro de 2023 frente a 2022, se aproximando da média de 10 anos para o período do ano.

Isso porque a quantidade necessária de arrobas de boi gordo para a compra de um bezerro em um mês de outubro foi de, em média, 8,57 entre 2014 e a parcial de 2023, valor próximo do praticado na parcial de outubro de 2023, como ilustram os dados da primeira Figura.

É importante considerar também que ao longo da série de 10 anos, a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para a compra de um bezerro, nos meses de outubro, oscilou entre a mínima de 8,00 em 2018 e a máxima de 10,27 arrobas em 2021.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), nos meses de outubro, entre 2014 e a parcial de 2023 (média até o dia 18).

bezerro por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A quantidade necessária de arrobas de boi gordo por bezerro na parcial de outubro de 2023, de 8,67, subiu frente a outubro de 2022, mas próximo da média para o período do ano.

Na parcial de outubro de 2023 o indicador de 8,67 arrobas de boi gordo por bezerro caiu frente ao mês anterior, mostrando uma maior recuperação do poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho, como mostram os dados da segunda Figura.

A Figura apresenta a evolução mensal da quantidade necessária de arrobas de boi gordo (Cepea) para a compra de um bezerro (Cepea, Mato Grosso do Sul), entre janeiro de 2020 e a parcial de outubro de 2023 (média até o dia 18).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
boi gordo por bezerro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Apesar da queda no indicar em outubro de 2023 frente ao mês anterior, o preço do bezerro voltou a subir na parcial de outubro, interrompendo 5 meses consecutivos de queda. Clique aqui e confira!

O Farmnews atualizou também os dados que mostram a projeção do consumo mundial de carne bovina e por país para 2023 e 2024. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo