Mercado

Arrobas de boi gordo por fertilizante, dados de 2018 à novembro de 2022

O Farmnews atualiza o indicador que mede a quantidade de arrobas de boi gordo necessária para importar uma tonelada de fertilizante.

Afinal, como tem evoluído a relação de troca de arrobas de boi gordo por tonelada de fertilizante importado pelo Brasil desde 2018? E além do poder de compra do pecuarista, o Farmnews também mostra como tem evoluído da relação de troca do milho e da soja frente ao valor médio de importação dos fertilizantes.

O fato é, com a queda no preço do fertilizante maior que a observada para o boi gordo em novembro, o indicador teórico que mede a quantidade de arrobas de boi gordo para uma tonelada de fertilizante importado caiu como ilustra a Figura abaixo. O preço do adubo importado pelo Brasil caiu em novembro de 2022 pelo quinto mês consecutivo e alcança o menor valor médio desde janeiro. Clique aqui e confira!

É importante destacar que o preço médio de importação de fertilizantes, considerando todas as matérias-primas, foi de R$2,79/kg em novembro de 2022, valor 8,9% acima do que foi praticado em novembro de 2021 (R$2,57/kg), embora seja o menor valor desde janeiro de 2022.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do poder de compra do boi gordo, milho e soja em relação ao preço médio de importação do fertilizante pelo Brasil, segundo dados do MDIC-SECEX e Cepea, entre 2018 e novembro de 2022.

arrobas de boi gordo
Fonte: Dados do MDIC-SECEX e Cepea (adaptado por Farmnews)

A quantidade de arrobas de boi gordo (Cepea) necessária para importar uma tonelada de fertilizante, em média, ficou em 9,86 e o menor valor desde abril (9,20 arrobas por tonelada de fertilizante).

Apesar de novembro de 2022 acumular a quarta queda mensal consecutiva no indicador que mede o poder teórico de compra do pecuarista, já que a base de comparação é o preço de importação, o valor segue acima do observado nos anos anteriores à 2022 (Figura).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em julho de 2022 foram necessárias 12,73 arrobas de boi gordo para se importar uma tonelada de fertilizante, o valor mais alto de toda a série iniciada em 2018. O valor de novembro de 2022 de 9,86 arrobas por tonelada de fertilizante acumula queda de 22,5% desde a máxima de julho, embora siga acima do patamar observado em novembro de 2021 (8,62).

E não foi apenas para o boi gordo que a relação de troca melhorou. Isso porque a quantidade de sacas de milho e soja (Cepea) necessárias para importar uma tonelada de fertilizante também vem diminuindo desde a segunda metade de 2022, como mostra a Figura acima.

O Farmnews apresentou dados da evolução mensal do preço do boi gordo entre 2018 e a parcial de dezembro de 2022. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo