Mercado

Arrobas de boi gordo por tonelada de Kcl: dados de 2018 e 2021

O Farmnews apresenta a evolução da necessidade de arrobas de boi gordo para importar uma tonelada de cloreto de potássio (KCl) entre 2018 e 2021.

Com os preços dos fertilizantes em forte alta vale comparar, ainda que de modo teórico, a relação de preço entre o fertilizante (cloreto de potássio) e o boi gordo com objetivo de avaliar como evoluiu o poder de compra do pecuarista (Figura) frente ao insumo.

O custo de produção e como os preços dos insumos tem aumentado nos últimos períodos é um grande ponto de atenção, apesar dos valores recordes do boi gordo em 2021 e 2022. E por esse motivo o Farmnews tem trazido alguns dados comparativos do poder de compra do pecuarista com insumos relacionados a atividade.

E por falar em poder de compra com outros insumos, o Farmnews apresenta alguns comparativos para avaliar o poder de compra de uma arroba de boi gordo em 2021. Clique aqui e confira!

Vale lembrar que o Brasil importou valores recordes de fertilizantes em 2021 e a valores cada vez mais altos quando avaliados em Reais devido também a desvalorização da moeda nacional. Clique aqui e confira a evolução do preço médio de importação dos adubos e fertilizantes pelo Brasil entre 2012 e 2021!

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal da necessidade de arrobas necessárias para importar uma tonelada de cloreto de potássio (arrobas por tonelada) entre 2018 e 2021, segundo dados do Cepea e MDIC-Secex.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Fonte: Dados do Cepea e MDIC-SECEX (adaptado por Farmnews)

Em dezembro de 2021 foram necessárias 9,3 arrobas de boi gordo (Cepea) para importar uma tonelada de cloreto de potássio, o maior valor dos últimos anos.

O interessante é observar que dentro do ano de 2021 a relação de preço entre a tonelada de cloreto de potássio e o boi gordo oscilou entre a mínima e a máxima do período, ressaltando a forte alta dos valores do insumo no último semestre de 2021. Isso porque entre abril de junho de 2021 a necessidade de arrobas de boi gordo por tonelada de cloreto de potássio ficou em torno de 3,9, valor menos da metade do observado em dezembro de 2021.

O Farmnews apresenta também os dados do poder de compra do pecuarista em relação a sacas de soja e milho por arroba de boi gordo em janeiro dos últimos anos. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo