Mercado

Boi, bezerro, milho ou soja: o que mais subiu no 1° semestre em 10 anos?

O Farmnews apresenta dados do comportamento de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja no 1° semestre em 10 anos?

Afinal, qual das commodities acompanhadas pelo Farmnews mais valorizaram entre o 1° semestre de 2012 e o 1° semestre de 2021?

A Tabela a seguir apresenta dados do preço médio nominal do boi gordo, bezerro, milho e soja, segundo indicador Cepea, entre janeiro e junho de cada ano, de 2012 a 2021.

Dentre as commodities avaliadas pelo Farmnews o bezerro foi a que apresentou o maior ganho acumulado nos primeiros 6 meses, entre 2012 e 2021.

Isso porque o preço do bezerro, avaliado em Reais por cabeça, segundo Cepea (Mato Grosso do Sul), acumulou alta de 310,9% entre o 1° semestre de 2012 e o 1° semestre de 2021 (Tabela).

Pois é, o descolamento de valorização da categoria de reposição frente ao boi gordo tem pressionado o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho nos últimos anos e, com isso, o custo de produção da atividade de recria e engorda. Aliás, clique aqui e confira como evoluiu a relação de troca de bezerros por boi gordo na primeira metade de cada ano, entre 2012 e 2021!

A segunda maior alta dentre as commodities acompanhadas pelo Farmnews foi o milho (Campinas-SP), com alta de 242,0% entre 2012 e 2021, seguido do boi gordo (222,7%) e da soja (191,7%).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que em especial nos últimos 2 anos os preços das commodities agrícolas tem apresentado forte valorização, impulsionado pelo câmbio favorável à exportação (clique aqui) e uma apetite de compra chinês recorde (clique aqui).

E nesse aspecto, de vendas internacionais em ritmo recorde, o Farmnews apresenta também dados da evolução dos produtos exportados pelo agro do Brasil no 1° semestre de cada ano ao longo da última década. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo