Mercado

Relação de boi gordo por soja inicia 2018 acima de 2 sacas por arroba

No início de 2018 a relação do boi gordo por soja está acima de 2,0 sacas por arroba, o que não era observado desde setembro de 2017.

Aliás, a relação de preços do boi gordo frente a soja indica um maior poder de compra do pecuarista comparado ao mesmo período do ano passado (janeiro e fevereiro de 2017).

A Figura a seguir ilustra o comportamento médio mensal da relação de preços do boi gordo e da soja, segundo indicador Cepea/Esalq, desde janeiro de 2017.

 

boi gordo por soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima indicam o poder teórico de compra do pecuarista, a partir da venda de 1 arroba de boi gordo. Em outras palavras, quantas sacas de soja de 60kg  podem ser adquiridas com 1 arroba de boi gordo?

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E o ano de 2018 começa indicando uma relação de boi gordo por soja acima de 2,0 sacas por arroba. Em janeiro de 2018 a relação média foi de 2,04 sacas de soja por arroba de boi gordo. Enquanto na parcial de fevereiro (até dia 9) esse valor foi de 2,0 sacas por arroba.

Essa relação está acima da observada no mesmo período de 2017, uma vez que em janeiro do ano passado estava em 1,95 sacas por arroba e em fevereiro de 1,96 sacas por arroba.

A melhor relação do boi gordo por soja neste início de 2018 vem de encontro com a expectativa de menores custos de alimentação animal, o que pode incentivar a dieta confinada de bovinos ao longo do ano.

O Farmnews atualiza os dados da previsão de produção e estoque de soja no Brasil e principais países produtores na safra 2017/18. Clique aqui! Aliás, o Farmnews apresentou esses mesmos dados de produção e estoque no Brasil e no mundo para o milho, baseado nos dados de fevereiro de 2018. Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo