Mercado

ICBC divulga custo da diária de bovinos confinados em julho de 2017

Na segunda edição do Informativo de Custos de Bovinos Confinados (ICBC) identificamos redução de custos para os 3 modelos de confinamentos considerados, quando comparados os meses de julho e junho de 2017.

Os custos da diária-boi (CDB) reduziram 9,57%, 10,31% e 2,32%, para os confinamentos de São Paulo médio (CSPm), São Paulo grande (CSPg) e de Goiás (CGO), respectivamente.

O Farmnews destacou em julho de 2017 a 1º edição do Informativo Mensal do Índice Custo de Produção de Bovinos Confinados – ICBC (clique aqui).

Em junho de 2017, produtores de gado de várias regiões brasileiras começaram a enviar seus animais para o primeiro estágio de confinamento (clique aqui e saiba mais).

Os itens que contribuíram em maior proporção para esse comportamento foram os alimentos energéticos. A polpa cítrica peletizada, possível substituta para o milho grão, tem sido encontrada no mercado a um preço mais acessível desde que iniciamos o monitoramento dos preços, tanto para São Paulo quanto para Goiás.

A taxa de juros Selic, utilizada para calcular a remuneração do capital de giro, foi cotada a 12,48% ao ano. Apesar de identificarem redução dos custos de produção, os confinadores devem continuar em alerta com a condução da atividade, pois os preços recebidos por @ de boi gordo seguem em queda.

Em nossa simulação, os confinamentos de São Paulo médio (CSPm) e de Goiás foram os que ficaram em situação de maiores riscos econômicos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Isso não quer dizer que os grandes confinadores de São Paulo (CSPg) ficaram em situação econômica confortável, porém, com a atual receita foi possível cobrir o Custo Operacional Total. Ou seja, nesta situação do CSPg, a receita cobre todos os custos variáveis, semifixos e fixos da atividade.

Por fim, a atividade de engorda de bovinos em confinamento continua sendo estratégica e o conhecimento dos custos de produção permite aos confinadores melhores condições de negociar os insumos e o preço do seu produto final.

O Farmnews tem apresentado os trabalhos de custo de produção de bovinos em confinamento desenvolvido pelos pesquisadores e parceiros Gustavo Lineu Sartorello, Dayse Dias De Souza e o  Prof. Augusto Hauber Gameiro. Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar que a Farmlogics oferece um ambiente de controle dos dados operacionais e indicadores do confinamento. Cadastre-se e use grátis!

Adaptado do Informativo Mensal do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados do LAE.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo