Mercado

ICBC divulga custo da diária de bovinos confinados em julho de 2017

Na segunda edição do Informativo de Custos de Bovinos Confinados (ICBC) identificamos redução de custos para os 3 modelos de confinamentos considerados, quando comparados os meses de julho e junho de 2017.

Os custos da diária-boi (CDB) reduziram 9,57%, 10,31% e 2,32%, para os confinamentos de São Paulo médio (CSPm), São Paulo grande (CSPg) e de Goiás (CGO), respectivamente.

O Farmnews destacou em julho de 2017 a 1º edição do Informativo Mensal do Índice Custo de Produção de Bovinos Confinados – ICBC (clique aqui).

Em junho de 2017, produtores de gado de várias regiões brasileiras começaram a enviar seus animais para o primeiro estágio de confinamento (clique aqui e saiba mais).

Os itens que contribuíram em maior proporção para esse comportamento foram os alimentos energéticos. A polpa cítrica peletizada, possível substituta para o milho grão, tem sido encontrada no mercado a um preço mais acessível desde que iniciamos o monitoramento dos preços, tanto para São Paulo quanto para Goiás.

A taxa de juros Selic, utilizada para calcular a remuneração do capital de giro, foi cotada a 12,48% ao ano. Apesar de identificarem redução dos custos de produção, os confinadores devem continuar em alerta com a condução da atividade, pois os preços recebidos por @ de boi gordo seguem em queda.

Em nossa simulação, os confinamentos de São Paulo médio (CSPm) e de Goiás foram os que ficaram em situação de maiores riscos econômicos.

Isso não quer dizer que os grandes confinadores de São Paulo (CSPg) ficaram em situação econômica confortável, porém, com a atual receita foi possível cobrir o Custo Operacional Total. Ou seja, nesta situação do CSPg, a receita cobre todos os custos variáveis, semifixos e fixos da atividade.

Por fim, a atividade de engorda de bovinos em confinamento continua sendo estratégica e o conhecimento dos custos de produção permite aos confinadores melhores condições de negociar os insumos e o preço do seu produto final.

O Farmnews tem apresentado os trabalhos de custo de produção de bovinos em confinamento desenvolvido pelos pesquisadores e parceiros Gustavo Lineu Sartorello, Dayse Dias De Souza e o  Prof. Augusto Hauber Gameiro. Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar que a Farmlogics oferece um ambiente de controle dos dados operacionais e indicadores do confinamento. Cadastre-se e use grátis!

Adaptado do Informativo Mensal do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados do LAE.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

ICBC divulga custo da diária de bovinos confinados em julho de 2017 was last modified: by

Ivan Formigoni

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: