Mercado

Como evoluiu a importação de fertilizantes da Rússia pelo Brasil?

O Farmnews apresenta dados da evolução da importação de fertilizantes da Rússia pelo Brasil ao longo dos últimos anos, entre 2012 e 2021.

Afinal, qual a participação dos fertilizantes russos no total importado pelo Brasil e, como isso se comportou na última década?

E antes de falar especificamente da Rússia é importante lembrar que a importação de matérias-primas para fertilizantes e adubos pelo Brasil foi recorde em 2021, com volume de embarques que alcançaram 41,57 milhões de toneladas (Tabela). Em termos de valor em bilhões de dólares a alta foi ainda maior, impulsionada pela forte alta nos preços médios das matérias-primas.

O Farmnews apresenta também os dados da importação de fertilizantes pelo Brasil no acumulado dos 2 primeiros meses de 2022. Clique aqui e confira!

A Tabela a seguir apresenta os dados da importação de fertilizantes pelo Brasil, tanto total como da Rússia, ao longo dos anos de 2012 a 2021, segundo dados do MDIC-SECEX.

importação de fertilizantes da Rússia

A importação de fertilizantes da Rússia pelo Brasil foi a maior da história em 2021, seguindo o ritmo de compra total do País.

Isso porque o Brasil importou 9,27 milhões de toneladas dos russos, ou 22,3% do total importado pelo País no ano de 2021 (41,57 milhões de toneladas). O interessante é observar que a participação russa no total importado pelo Brasil vem mantendo relativamente estável ao longo dos anos, girando em torno de 22,0% em geral.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Em outras palavras, apesar das compras de matérias-primas tenha mais que dobrado em 10 anos pelo Brasil, passando de 18,89 milhões de toneladas em 2012 para 41,57 milhões de toneladas em 2021, a importância da Rússia permaneceu praticamente a mesma, o que indica que os demais países fornecedores também aumentaram a oferta de produtos para o Brasil.

E mudando de assunto, o Farmnews apresenta os dados de compra dos principais países importadores de carne bovina do Brasil em fevereiro de 2022. Clique aqui e saiba mais!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo