Mercado

Dados da relação do preço do boi gordo e a oferta de animais para o abate

O Farmnews atualizou os dados da relação do preço do boi gordo e da quantidade de bovinos abatidos na parcial de 2023.

O fato é que nos primeiros 3 meses de 2023 a quantidade total de bovinos abatidos no País subiu 4,8% frente ao mesmo período de 2022 e, no mesmo intervalo de tempo, o preço do boi gordo caiu 16,2%. Mas afinal, vamos avaliar a evolução da oferta de animais e o comportamento de preço do macho pronto para o abate, no 1º trimestre, ao longo da última década, desde 2014

Aliás, clique aqui e confira os dados do abate total de bovinos e de vacas no Brasil no 1º trimestre, de 2014 a 2023

A Figura a seguir ilustra a evolução da variação do preço do boi gordo (Cepea) e do abate total oficial de bovinos (IBGE), no 1º trimestre entre os anos de 2014 e 2023.

relação do preço do boi
Fonte: Dados do IBGE e Cepea (adaptado por Farmnews)

A Figura acima mostra a relação do preço do boi gordo e o ritmo de abate de bovinos, já que o aumento da oferta de animais é acompanhado da queda no valor da arroba.

E claro, a diminuição da oferta de animais para o abate é acompanhada na alta do preço do boi gordo. Veja, por exemplo que nos últimos 2 anos, em 2022 e 2023, o aumento do abate de bovinos (linha verdade) foi acompanhada da forte queda no preço do boi gordo, assim como aconteceu nos anos entre 2017 e 2018. Por outro lado, nos anos em que a oferta de animais caiu, o preço do boi gordo acumulou ganhos, especialmente nos anos entre 2015 e 2016 e 2020 e 2021.

O interessante é observar também que os movimentos de alta no preço do boi gordo não necessariamente apresentam uma proporcionalidade com o ritmo de oferta, já que outros fatores condicionam a formação de preço do mercado pecuário, relacionado a demanda. E a demanda tem aumentado, principalmente quando o assunto é o mercado internacional (clique aqui), enquanto a demanda doméstica ainda segue com perspectiva de melhora.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Tabela apresenta os dados do abate total de bovinos no Brasil (IBGE), em milhões de cabeças e do preço nominal do boi gordo (Cepea), em Reais por arroba, no 1º trimestre, de 2014 a 2023.

relação do preço do boi

O aumento da oferta de animais para o abate em 2022 e 2023 foi impulsionada principalmente pela maior quantidade de vacas para o abate (clique aqui), devido a queda no preço do bezerro nos últimos anos (clique aqui). A expectativa é que os preços do mercado pecuário apresentem recuperação na segunda metade do ano, estimulado por uma menor oferta e uma demanda mais aquecida, tanto do mercado externo como interno. O preço do mercado futuro do boi gordo em junho já mostra sinais de um maior otimismo quanto ao preço do animal pronto para o abate no período de entressafra (clique aqui).

O Farmnews atualizou também os dados da variação do preço do boi gordo e da carne bovina no atacado e no varejo, entre 2022 e a parcial de 2023, até maio. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo