Mercado

Compare os dados de exportação de carne bovina: Brasil x Estados Unidos

O Farmnews compara os dados de exportação de carne bovina do Brasil e dos Estados Unidos, de 2015 a 2018.

Afinal, como tem evoluído e como se comparam os dados de exportação de carne bovina entre o Brasil e os Estados Unidos ao longo dos últimos anos?

A Tabela a seguir apresenta os dados de receita com a exportação de carne bovina do Brasil e dos Estados Unidos, em bilhões de dólares, entre os anos de 2015 a 2018, segundo dados do MDIC e USDA.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Os dados da Tabela acima mostram que a receita com a exportação de carne bovina dos Estados Unidos foi 30,8% superior à do Brasil em 2018.

Isso porque em 2018 os Estados Unidos exportaram o equivalente a US$7,32 bilhões em carne bovina, enquanto o Brasil, US$5,59 bilhões.

Pois é, embora a receita com a exportação de carne bovina do Brasil tenha alcançado patamar recorde em 2018, o valor segue inferior ao observado nos Estados Unidos. Aliás, em 2018 essa diferença inclusive aumentou, já que em 2017 foi de 21,3% e em 2016 de 19,4%.

Aliás, o Farmnews destacou que, quando falamos de receita, o Brasil não é o maior exportador de carne bovina do mundo, perdendo para os Estados Unidos. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Clique aqui e confira também a evolução histórica dos dados de exportação de carne bovina do Brasil, de 2009 a 2018.

Por outro lado, em termos de embarques, o Brasil lidera o mercado internacional de carne bovina (Tabela abaixo).

A Tabela abaixo destaca para os dados de embarques de carne bovina do Brasil e dos Estados Unidos, em milhões de toneladas, entre os anos de 2015 a 2018, segundo dados do MDIC e USDA.

E se por uma lado o faturamento com a exportação de carne bovina dos Estados Unidos foi cerca de 30,0% superior em relação ao brasileiro em 2018, os embarques de carne bovina do Brasil para o mercado internacional foram 23,9% maior que o país norte-americano no período.

Em 2018 o Brasil exportou 1,35 milhões de toneladas em carne bovina, enquanto nos Estados Unidos esse valor foi de 1,03 milhões de toneladas.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo