Mercado

Exportação de carne bovina em 2024: recorde para um mês de janeiro

A exportação de carne bovina do Brasil em 2024 foi recorde para um mês de janeiro, quando avaliada pela quantidade de produto embarcado.

Isso porque apesar do mês ainda não ter encerrado, os dados parciais foram recorde para um mês de janeiro (Figura), totalizando, até a quarta semana, ou seja, considerando 19 dias úteis, 168,10 mil toneladas de carne bovina exportada, novo patamar histórico para o período do ano.

Na média diária de janeiro, o Brasil embarcou 8,84 mil toneladas, valor 21,5% maior que a média diária observada em janeiro de 2023, de 7,28 mil toneladas. O fato é que esses dados ajudaram na recuperação da expectativa de preço do mercado futuro do boi gordo nos últimos dias de janeiro, após um período de queda ao longo do mês

O preço futuro do boi gordo voltou a subir na parcial de janeiro (29), após quedas sucessivas na segunda metade do mês. Clique aqui e saiba mais!

A Figura apresenta os dados do embarque de carne bovina do Brasil nos meses de janeiro, em mil toneladas, entre 2015 e a parcial de 2024 (19 dias úteis).

exportação de carne bovina
Fonte: Dados da COMEX (adaptado por Farmnews)

A exportação de carne bovina do Brasil na parcial de janeiro de 2023, de 168,10 mil toneladas já supera o embarque de 2022, quando as vendas alcançaram recorde para um mês de janeiro.

Apesar do aumento das vendas, o preço médio da carne bovina brasileira no mercado internacional de US$4,50 por kg na parcial de 2024 foi a menor para um mês de janeiro desde 2019, quando o valor médio ficou em US$3,75 por kg.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Confira também os dados de compra, em faturamento, dos principais importadores de carne bovina do Brasil em 2023. Clique aqui e confira!

E a perspectiva para a exportação de carne bovina do Brasil segue otimista para 2024, embora com uma previsão de crescimento menor frente aos anos anteriores. E por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados esperados da importação mundial de carne bovina para 2024, conforme revisão do USDA de janeiro. Clique aqui!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo