Mercado

Exportação de milho do País rumo a recorde histórico!

O Farmnews apresenta os dados de exportação de milho do Brasil em outubro de 2017 e os compara com os números do mês e ano anteriores.

O  mercado de exportação de milho brasileiro apresentou alta significativa em outubro de 2017 quando comparado ao mesmo período do ano passado (outubro de 2016).

A alta no ritmo de embarques em outubro deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2016, está acima de 350%, como apresentado na Tabela abaixo.

exportação de milho

O País embarcou 5,02 milhões de toneladas de milho em outubro de 2017, 356,3% superior aos embarques apurados neste mês no ano de 2016 (1,10 milhões de toneladas).

O faturamento aumentou 306,6% no período, menor que o crescimento dos embarques em virtude da queda (10,9%) no preço médio do grão nesta base anual de comparação. Em outubro de 2017 o Brasil faturou US$774,5 milhões com a venda de milho no mercado internacional, enquanto em outubro de 2016 a receita foi de US$190,5 milhões.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra o comportamento mensal dos embarques de milho do Brasil, segundo dados do Secex, desde janeiro de 2016

 

exportação de milho
Fonte: Dados do Secex (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima ilustram o comportamento de alta no ritmo das exportações de milho do País que, em 2017 deve atingir o recorde histórico anual.

A Tabela abaixo destaca os dados de exportação de milho do Brasil em outubro de 2017 e os compara com os números do mês anterior (setembro de 2017).

exportação de milho

Na base mensal de comparação, por outro lado, foi registrada queda em todos os indicadores avaliados. A queda aconteceu para receita (15,4%), embarques (15,0%) e preço médio (0,5%).

O fato é que a exportação de milho do Brasil em 2017 deve ser recorde! Clique aqui e saiba mais! O Farmnews apresenta ainda os números que mostram a evolução da produção de milho no mundo e dos principais países produtores nos últimos anos, segundo dados do USDA (clique aqui).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo