export-jul-4

Dados da exportação do agronegócio entre janeiro a julho de 2016 a 2020

O Farmnews apresenta os dados da exportação do agronegócio do Brasil no acumulado de 2020 até julho.

Afinal de contas, quanto, o que e para quem o agronegócio do Brasil exportou até julho de 2020?

Vale lembrar que em 2020, mesmo com as adversidades da COVID-19 as exportações do agronegócio brasileiro alcançado recorde histórico, impulsionado por uma forte desvalorização do Real e o aumento do apetite chinês pelas commodities agrícolas do Brasil.

A Tabela a seguir apresenta os dados da receita consolidada da exportação do agronegócio brasileiro de janeiro a julho entre 2016 a 2020, em bilhões de dólares, segundo dados do MDIC.

No acumulado parcial de 2020, até julho, a exportação do agronegócio brasileiro foi recorde, somando o equivalente a US$61,19 bilhões.

Pois é e no acumulado de janeiro a julho, entre 2016 e 20120, a exportação do Brasil cresceu 15,9% e apenas frente a 2019 a alta foi de 9,2% (Tabela).

E o interessante é observar que o movimento de alta nas exportações brasileiras não é acompanhada pelos Estados Unidos. Aliás, o mercado agrícola dos EUA vem apresentando fortes perdas em 2020 devido a COVID-19, ao contrário do Brasil. Clique aqui e confira os dados!

A Tabela abaixo apresenta os dados de receita, em bilhões de dólares e a respectiva participação dos setores na receita de exportação do agronegócio do Brasil no acumulado parcial de cada ano até julho, segundo dados do MDIC.

Os produtos do complexo soja se destacam como o principal produto de exportação do agronegócio nacional, seguido das carnes. E, em especial para a soja e carne bovina, a demanda chinesa tem quebrado todos os recordes em 2020, como temos discutido no Farmnews, o que tem levado ambos a patamares de preços nunca antes observado em valores nominais.

O preço médio da arroba do boi gordo na parcial de agosto de 2020, por exemplo, foi cotado no maior valor nominal da história. Clique aqui e confira!

A Tabela a seguir apresenta os dados de receita, em bilhões de dólares e a respectiva participação dos países de exportação do agronegócio do Brasil no acumulado parcial de cada ano até julho, segundo dados do MDIC.

O fato é que a China participou com quase 40,0% de toda receita de exportação do agronegócio do Brasil até julho 2020, valor mais que o dobro da importância da UE, nosso segundo principal importador.

Farmnews apresenta os dados de compra dos principais importadores de soja em grãos do Brasil em julho de 2020. Afinal, como evoluíram os dados de compra e a respectiva participação na receita de exportação de soja em grão do Brasil, por país, em julho de 2019 e 2020? Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Dados da exportação do agronegócio entre janeiro a julho de 2016 a 2020 was last modified: by