Mercado

Exportação de farelo de soja na parcial de 2018 é maior em 4 anos!

A exportação de farelo de soja do Brasil no acumulado de 2018, até a parcial de setembro, é a maior em 4 anos.

A Tabela abaixo apresenta os dados de receita com a venda de farelo de soja brasileira para o exterior, entre janeiro e setembro dos últimos 10 anos.

farelo de soja

No acumulado de 2018, até setembro, o Brasil exportou o equivalente a US$5,19 bilhões em farelo de soja, um crescimento de 31,8% frente a receita observada no mesmo período de 2017.

Alás, o faturamento parcial da exportação de farelo de soja em 2018 é o maior desde 2014, quando naquele ano o faturamento para o período de janeiro a setembro somou US$5,58 bilhões.

O faturamento observado na parcial de 2014 é o maior ao longo da série histórica, seguido do valor apurado no acumulado de janeiro a setembro de 2018.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra melhor a evolução do faturamento com a exportação de farelo de soja do Brasil entre janeiro e setembro de cada ano, desde 2009, segundo dados do MDIC.

 

Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

 

É importante destacar que a exportação de commodities agrícolas do Brasil em 2018 apresenta dados bastante positivos, favorecida com um câmbio atrativo (clique aqui) para a venda dos produtos nacionais no mercado internacional.

A exportação de carne bovina brasileira no acumulado de 2018, por exemplo, é recorde em termos de embarque (clique aqui). Pois é, mas isso não fica restrito apenas a carne bovina, já que a receita com a exportação de milho do Brasil é recorde histórico na parcial de 2018, até setembro (clique aqui).

E esse cenário de exportação em alta tem pressionado os preços da soja no mercado interno e colocado o poder de compra do pecuarista em relação a oleagionosa no menor patamar desde 2013 (clique aqui).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo