Mercado

Fertilizante por arroba de boi gordo, indicador no segundo maior valor de 2023

O indicador teórico da quantidade de compra de fertilizante por arroba de boi gordo subiu em outubro, após 2 meses de queda consecutiva.

Vale lembrar que a importação de fertilizantes pelo Brasil apresentou forte alta em outubro de 2023 quando comparado ao mesmo período de 2022. Além do aumento no ritmo de embarque, o preço médio das matérias-primas importadas pelo Brasil segue caindo no ano e alcançando em outubro de 2023 o menor valor desde abril de 2021. Clique aqui!

E com a queda no preço de importação das matérias-primas e a recuperação no preço do boi gordo, a quantidade de média de fertilizante possível de ser importada com uma arroba voltou a subir em outubro (primeira Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do indicador que mede a quantidade de fertilizante possível de ser importada a partir do preço de uma arroba de boi gordo (Cepea), entre janeiro de 2020 e outubro de 2023.

fertilizante por arroba de boi
Fonte: Dados do COMEX e Cepea (adaptado por Farmnews)

O poder de compra do pecuarista foi de 157,2kg de fertilizante por arroba de boi gordo em outubro, o segundo maior valor de 2023, atrás apenas de julho.

É importante destacar também que comparado a outubro de 2022 o poder de compra teórico do pecuarista aumentou mais de 60,0%, uma vez que o indicador evoluiu de 99,1 kg de fertilizante por arroba do boi gordo em 2022 para 157,2 em outubro de 2023.

Vale ressaltar ainda que entre janeiro de 2020 e outubro de 2023, o preço médio do boi gordo (Cepea) acumulou alta de 20,7%, enquanto na mesma base de comparação, o preço médio de importação das matérias-primas subiu 45,2% (segunda Figura).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura ilustra a variação acumulada do preço nominal do boi gordo (Cepea) e do valor médio de importação de fertilizantes pelo Brasil, avaliado em Reais, entre 2020 e outubro de 2023.

fertilizante por arroba de boi
Fonte: Dados do COMEX e Cepea (afaptado por Farmnews)

O Farmnews atualizou os dados da variação acumulada do preço do boi gordo, bezerro, milho e soja desde 2018. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo