Futuro do boi gordo: Jurídica Não Financeira lidera saldo na compra

O Farmnews atualizou o saldo das posições, por tipo de investidor, no mercado futuro do boi gordo em março (6).
O número de contratos futuros do boi gordo em aberto caiu na primeira semana de março, voltando a ficar abaixo de 30.000 posições, como mostram os dados da primeira Figura.
A Figura apresenta o número de contratos futuros do boi gordo em aberto até o dia 6 de março de 2025, segundo dados da B3.

O investidor Pessoa Física segue aumentando o saldo de posições “vendidas” nos contratos futuros do boi gordo e, no sentido oposto, o investidor Pessoa Jurídica Financeira aumentou o saldo na “compra” (Tabela).
O investidor Pessoa Física novamente aumentou o saldo em posições “vendidas” na B3 em março (6). Aliás, o aumento no saldo da posição de venda pelo investidor Pessoa Física acontece pela quinta semana consecutiva e, liderando, com folga, o rank dos “vendidos”.
A Tabela apresenta os dados da posição dos contratos em aberto do futuro do boi gordo, por tipo de investidor e a respectiva variação, entre os dias 27 de fevereiro e 6 de março, segundo dados da B3.

Como temos destacado, o aumento na posição de venda do investidor Pessoa Física é justificada pela queda no preço do boi gordo no curto prazo (clique aqui). Contudo é interessante observar que a perspectiva do mercado futuro do boi gordo se mantém mais otimista para a segunda metade do ano, com a gradativa recuperação dos preços ao longo do ano. O importante nesse momento é observar a tendência da curva futura (clique aqui) e não necessariamente os patamares de preço esperado para os contratos com vencimento mais longo (pelo menos não nesse momento, ainda mais com um mercado físico mais pressionado)
O importante é observar também que o investidor Pessoa Jurídica Não Financeira aumentou o saldo na posição de compra nos contratos futuros do boi gordo em março (6), como mostram os dados da Tabela acima, passando inclusive a liderar o rank dos “comprados”. Até o final de fevereiro o investidor Institucional se mantinha na liderança no rank dos “comprados”, mas diminuiu sensivelmente os contratos de compra ao longo da primeira semana de março (Tabela).
Os demais tipos de investidores apresentaram uma menor alteração no saldo na posição nos contratos futuros do boi gordo em março (6). Aliás, a evolução semanal da posição dos participantes, por tipo de investidor pode ser melhor visualizada na segunda Figura.
A Figura a seguir ilustra a evolução semanal do saldo das posições por tipo de participante, nos contratos futuros do boi gordo, até a parcial de março de 2025, segundo dados da B3.

O Farmnews também atualizou os dados da variação do preço do boi gordo, dólar e do indicador de inflação (IGP-M) entre o início de 2020 e fevereiro de 2025. Clique aqui e confira!
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!