Futuro do boi gordo: posição por tipo de investidor no início de fevereiro

O Farmnews atualizou o saldo das posições, por tipo de investidor, no mercado futuro do boi gordo em fevereiro (6).
O número de contratos futuros do boi gordo em aberto (primeira Figura) interrompeu sequência de 4 semanas consecutivas de recuperação e voltou a cair no início de fevereiro. A diminuição no número de contratos em aberto aconteceu, principalmente, devido a queda nas posições em aberto do investidor Pessoa Física, tanto na compra como na venda (Tabela).
O mercado físico do boi gordo se mantém firme, sem oscilações significativas, como tem acontecido ao longo das primeiras semanas de 2025 (clique aqui). O mercado futuro do boi gordo, embora esteja cotado abaixo do físico para os vencimentos ao longo da primeira metade do ano, também se mantém mais estável. Clique aqui e saiba mais!
A Figura apresenta o número de contratos futuros do boi gordo em aberto até o dia 6 de fevereiro de 2025, segundo dados da B3.

O fato é que o investidor Pessoa Física aumentou o saldo em posições “vendidas” na B3 nesse início de fevereiro, como resultado da maior diminuição nos contratos de compra (Tabela). No final de janeiro o investidor Pessoa Física mantinha 11.204 contratos na posição de compra e esse valor caiu para 8.434 contratos em fevereiro (6). A redução nos contratos de compra foi maior que a redução observada nos contratos de venda que caíram de 12.458 para 11.167 no mesmo intervalo de tempo. O resultado foi um aumento no saldo de posição de venda de 1.254 para 2.733 contratos.
A Tabela apresenta os dados da posição dos contratos em aberto do futuro do boi gordo, por tipo de investidor e a respectiva variação, entre os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro, segundo dados da B3.

O investidor Pessoa Física iniciou o mês de fevereiro com aumento no saldo de posição de venda nos contratos futuros do boi gordo na B3.
O investidor Pessoa Jurídica Financeira segue liderando o rank dos vendidos, agora seguido pelo investidor Pessoa Física, já que o investidor Pessoa Jurídica Não Financeira diminuiu o saldo de posição de venda (Tabela). Pois é, o investidor Pessoa Jurídica Não Financeira praticamente zerou o saldo na venda nesse início de fevereiro, enquanto o saldo dos demais investidores permaneceu relativamente estável, como pode ser melhor avaliado pelos dados da Figura abaixo.
A Figura a seguir ilustra a evolução semanal do saldo das posições por tipo de participante, nos contratos futuros do boi gordo, até a parcial de janeiro de 2025, segundo dados da B3.

Vale lembrar que a inflação dos alimentos é um assunto indigesto para o governo que busca soluções pontuais para o problema. E é importante destacar que não existe solução “mágica” e imediatista para o problema e isso requer planejamento. Aliás, esse foi um dos temas recentemente abordados pelo Farmnews (clique aqui).
Nesse contexto, taxar a exportação de carne bovina do Brasil, embora seja uma medida aparentemente lógica, não traz resultados efetivos e gera impactos negativos para toda a cadeia produtiva no médio e longo prazo (clique aqui).
O Farmnews agora tem uma Comunidade! Mais privacidade e organização para interagir de modo seguro com nossos leitores! Clique aqui e faça parte!