Mercado

Importação de carne bovina do Brasil pelos EUA foi recorde em 2023.

A importação de carne bovina do Brasil pelos EUA renovou a máxima em 2023, considerando os dados de embarque.

Isso porque os EUA importaram 97,72 mil toneladas em carne bovina do Brasil, valor acima de 2022, quando as compras somaram 88,71 mil toneladas (Figura).

Aliás, segundo dados do USDA de janeiro de 2024, a importação de carne bovina dos EUA deve alcançar nova máxima em 2024. A expectativa é que os EUA importem o equivalente a 1,71 milhões de toneladas, expectativa de alta frente a 2023 (1,68 milhões de toneladas), abaixo apenas da China.

E por falar no assunto, o Farmnews atualizou os dados esperados da importação mundial de carne bovina para 2024, conforme revisão do USDA de janeiro. Clique aqui!

A Figura a seguir ilustra a evolução anual da importação de carne bovina brasileira para os EUA, em mil toneladas, entre 2015 e 2023.

importação de carne bovina
Fonte: Dados da COMEX (adaptado por Farmnews)

A importação de carne bovina do Brasil pelos EUA seguiu em alta em 2023, alcançando 97,72 mil toneladas.

Os EUA encerraram o ano de 2023 como o terceiro maior importador de carne bovina do Brasil, atrás do Chile e da China, claro. Contudo, é importante observar que nos últimos 3 anos a participação dos EUA nas compras do Brasil, embora tenha apresentado um ritmo de crescimento menor, segue nos maiores patamares e com perspectiva de aumento.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresentou os dados de compra, em faturamento, dos principais importadores de carne bovina do Brasil em 2023. Clique aqui e confira!

O preço médio da carne bovina exportada para os EUA em 2023 foi de, em média, US$4,74 por kg, o menor valor anual desde 2018 (US$4,33).

E por falar no comportamento de preço da carne bovina exportada pelo Brasil para os principais países compradores, clique aqui e confira como esses dados evoluíram ao longo dos últimos anos. Clique aqui e saiba mais!

Vale lembrar também que o Farmnews atualiza, diariamente, os dados dos preços do mercado futuro do boi gordo (clique aqui), milho (clique aqui) e soja (clique aqui)!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo